Banner
Dehonianos - Província BSPDestaques500 TEÓLOGOS SE REÚNEM EM SARAJEVO NA BÓSNIA PARA REFLETIR SOBRE A AÇÃO ÉTICA

500 TEÓLOGOS SE REÚNEM EM SARAJEVO NA BÓSNIA PARA REFLETIR SOBRE A AÇÃO ÉTICA

“A necessidade de construir pontes” foi o tema central do encontro mundial de especialistas em ética teológica.

Cerca de 500 teólogos e eticistas se reuniram no final de julho de 2018 para o “The Third International Conference of Catholic Theological Ethics in the World Church” – “Building for the Future”, em Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina. Um Congresso focado em questões que respondam ao ambiente global geopolítico em mutação e abordar questões contenciosas como mudança climática e migração no mundo atual.

Participantes de cerca de 80 países com o objetivo de refletir sobre “O momento crítico para a construção de pontes: a ética teológica católica hoje”.

O evento foi voltado em encontrar maneiras para os acadêmicos de diferentes partes do mundo se conectarem e discernir uns com os outros e encontrar formas concretas de superar a injustiça e tornar a justiça, a paz e a integridade da criação mais prevalentes em nossas realidades locais, nacionais e globais. Hoje, os teólogos morais estão mais conscientes de suas responsabilidades em promoverem mudanças sociais, trabalharem pela justiça no mundo mais do que apenas ensinar o que é certo ou errado. De modo que o que é certo se torne presente em nossa sociedade e a justiça substitua a injustiça.

O evento assumiu particular importância, pois líderes populistas em vários países estão falando na construção de muros e cercas para defender as preocupações nacionais, enquanto nós devemos construir pontes para o futuro. Em uma atmosfera de reflexão e conecção, o congresso tornou-se um momento muito importante para que os especialistas em ética teológica, em comum, encontrassem, em escala internacional, uma forma de ação concreta na construção de pontes.

Tive a oportunidade de participar de todos os Congressos: Pádua (2006), Trento (2010), Colômbia (2014) e agora em Sarajevo (2018). Estes Congressos foram patrocinados pela Organização Internacional de Teólogos da Moral, inclusive com passagens e hospedagem para os participantes. Foram momentos importantes para minha formação acadêmica, não somente pelos conteúdos apresentados, como também pelas trocas de experiências com tantos teólogos da moral do mundo todo. As complexidades dos diferentes desafios apresentados em vários continentes, a ousadia e criatividade dos mais de 500 teólogos da moral de 80 países diferentes na busca de modos para construir a paz, a justiça e a integridade da criação, foram a marca fundamental desta conferência. Na ânsia de olhar para a humanidade e apresentar propostas de ajudas, todos unidos no mesmo ideal, desejamos construir pontes para uma sociedade melhor que valoriza os direitos humanos.

A moral católica tem um papel significativo a desempenhar no trabalho pela justiça, paz e integridade da criação nos níveis local, nacional e global.

P. Mário Marcelo Coelho SCJ.

Comments are closed.