Desinstalar-se!

Acampamento porque o acampamento é um lugar de permanência provisória. Acampar é estabelecer-se em campo, arranchar-se. Há toda a questão do desafio e do diferente: ao montar a barraca, queremos sair do comum, do conforto do quarto e experimentar duas noites numa situação atípica: é desinstalar-se para viver o momento da Transfiguração: “Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias” (Lc 9,33). Ao viver esse momento de desinstalar-se, procurar-se-á fazer uma experiência de Deus: na permanência provisória, deverá ocorrer o kairós, para que, então, se tenha condições de “desarmar as tendas” para a missão.

 

Dehoniano porque queremos despertar no jovem a espiritualidade do Coração de Jesus, para que eles comunguem no mesmo carisma dos Padres do Sagrado Coração de Jesus no intuito de viver a seu modo a reparação de Cristo. “O carisma dehoniano é caracterizado pela união à oblação de Cristo ao Pai em favor da humanidade. É preciso estar atento a este apelo e atualizá-lo sempre à luz dos sinais dos tempos, com fidelidade criativa e realizar o próprio papel na Igreja” (Estatuto MDJ, nº 21).

 

Objetivo geral

Promover um acampamento a estimular o espírito missionário dehoniano nos jovens. Através das atividades propostas no acampamento, pretende-se viver as dimensões do anúncio e testemunho em vista do serviço dentro de uma prática nova que atraia a presença dos jovens.

 

O eixo norteador da espiritualidade do acampamento é a passagem bíblica do Ecce Venio, texto inspirador de Pe. Dehon: “Então disse: Eis que venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade” (Hb 10,9a).

 

A Igreja tem cada vez mais necessidade de anunciar a Boa Nova de um jeito novo, atraente e de maneira clara, criativa e dinâmica. Precisa anunciá-la com a força do testemunho. Enviada por Deus às nações para ser 'sacramento de salvação', esforça-se a Igreja por anunciar o Evangelho a todos os homens. Em nosso mundo plural, onde os valores cristãos parecem estar opacos, cabe aos jovens habilitar-se bem para a tarefa missionária que requer séria preparação.

 

Os jovens necessitam de formação integral, que abranja todas as dimensões da pessoa humana, especialmente a espiritual e humano-afetiva, com a finalidade de favorecer o amadurecimento e o exercício da liberdade e dos carismas. Portanto, exige-se preparação dos grupos missionários para criar no jovem missionário dehoniano algumas características.

 

01. Jovem com espiritualidade

02. Jovem de vivência da Igreja

03. Jovem com autêntica motivação missionária

04. Jovem com capacidade de convivência

05. Jovem com espírito de doação e sacrifício

06. Jovem que saiba inculturar-se

07. Jovem entusiasmado

 

Notícias

23
jan

Nova Diretoria da ADBM

24
nov

Comunicar é envolver-se!

23
nov

20 anos da Presença Dehoniana em Barretos-SP

23
nov

Ordenações Presbiterais 2023

18
nov

Encontro Vocacional – Trevo III