Banner
Dehonianos - Província BSPNotíciasADIAMENTO DO ENCONTRO DA FAMÍLIA DEHONIANA

ADIAMENTO DO ENCONTRO DA FAMÍLIA DEHONIANA

Estamos no final do mês do Coração de Jesus e celebramos com alegria e esperança sua festa. Pedimos ao Coração de Jesus que providencie graças e bênçãos para nossa Congregação e de um modo especial para nossa Província.

Entre os dias 11 e 12 do corrente mês realizamos o nosso 6º Capítulo Provincial que tinha como objetivos: eleição dos delegados para o XXIV Capítulo Geral; apresentação e aprovação dos relatórios do superior provincial e ecônomo provincial; uma séria reflexão sobre as ações concretas para a automanutenção da Província. Apesar de ser um “capítulo relâmpago”, atingimos nossos objetivos. Sou grato a todos os 38 capitulares – representantes dos seis Setores e Distrito – e colaboradores deste evento importante de nossa Província. Deus seja louvado!

No dia 12 de junho o Governo Provincial realizou uma reunião extraordinária e discutiu sobre o Encontro da Família Dehoniana.

 

  1. Recordando

Na Assembleia Provincial de 2017 aprovamos a proposta de celebração do Ano Vocacional Dehoniano com o tema Eis me aqui! Foi aberto no dia 14 de março de 2018 e previsto para encerrar em 14 de março de 2019. A motivação é celebrar os 15 anos de ereção de nossa Província BSP e despertar e animar as nossas vocações.

Foi constituída e nomeada uma comissão preparatória para Ano Vocacional Dehoniano. Desde já, em nome da Província, agradeço o P. Reginaldo Sturion, Ir. Valdemar Scramim, P. Eduardo Pugliesi, Diác. Otávio Luis, Fr. Arlyson, Fr. Virgílio e os seminaristas Janderson e Elias pelos eventos já realizados e a preparação do Encontro da Família Dehoniana agendada para acontecer entre os dia 7 e 9 de setembro de 2018, em Taubaté.

 

  1. O fato

A comissão preparatória, empenhada na organização e realização deste Encontro, apresentou ao Governo Provincial toda uma “problemática” econômica que envolve a realização deste importante encontro celebrativo. Para os três dias de encontro teríamos um gasto econômico expressivo que a Província não pode arcar no atual momento. Há uma proposta de se fazer uma Ação entre amigos com prêmios doados para diminuir os gastos. Nós nos deparamos com uma questão simples, porém séria: quem venderá os bilhetes? Pastoral vocacional? Grupos de MDJ e Leigos Dehonianos das Paróquias?

 

  1. Decisão

Considerando o atual momento econômico da nossa Província e a não

disponibilidade financeira para subsidiar este encontro; considerando que os grupos de MDJ, Leigos Dehonianos e paróquias estão sobrecarregados com outros eventos de arrecadação para custear os próprios eventos; considerando a data iminente do nosso evento;

O Superior Provincial e seu Conselho decidiram pelo adiamento do Encontro da Família Dehoniana.

A proposta é transferir o Encontro da data anteriormente prevista entre 7 e 9 de setembro de 2018, para 16 e 17 de março de 2019.

A definição da data ainda será estabelecida em diálogo com a comissão preparatória.

Recordando que “a animação vocacional, em sintonia com o Setor Juventude, é tarefa de todos os religiosos da Província BSP” (DP 10).

Portanto, quero exortá-los a divulgar e animar nosso Ano Vocacional Dehoniano com suas palavras, gestões, ações e testemunho.

P. Ronilton Souza de Araújo SCJ, Superior Provincial da BSP.

Comments are closed.