Dehonianos - Província BSPVocacionalANIMAÇÃO VOCACIONAL E MISSIONÁRIA

ANIMAÇÃO VOCACIONAL E MISSIONÁRIA

A Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, Província Brasil Recife, ofereceu uma semana de encontro entre os formandos com o objetivo de estudarem sobre missão. O tema foi abordado durante as conferências que tiveram como assessor o Padre Mateus Buss, scj (Província BSP).

Padre Mateus Buss, scj viveu 35 anos de sua vida como missionário na República Democrática do Congo, frisou como é importante falar sobre esse tema nos dias atuais: “Sempre será interessante falar sobre animação missionária, sobre o anúncio. Falamos sobre nossa identidade, nosso nome. Falamos sobre o compromisso de anunciar a Boa Nova do Reino, obra que o próprio Senhor nos confiou”.

O Encontro de Animação Vocacional Missionária foi planejado com o intuito de fortalecer a convivência entre os seminaristas e, também, de despertar no coração dos jovens o desejo pela missão. Padre Josemar Lima, scj (Superior Provincial) avaliou de forma positiva o encontro e agradeceu a colaboração dada pelo Padre Mateus Buss, scj: “Avalio que o encontro foi muito rico no entrosamento entre todos os formandos da Província Brasil Recife – BRE, na corresponsabilidade e trocas de experiências. O assessor Pe. Mateus Buss, scj (Província Brasil São Paulo – BSP) conseguiu transmitir e motivar o tema proposto através do seu conhecimento, pelo seu testemunho e experiência de um religioso que fez da sua vida uma verdadeira missão”.

A Província Brasil Recife conta hoje com 20 seminaristas entre Propedeutas, Aspirantes, Postulantes e Junioristas. Todos participaram do encontro. O seminarista Ricardo Antônio, Propedêuta Dehoniano, expressou a sua alegria por ter participado dessa formação: “O encontro com os formandos foi uma experiência com o amor de Deus a partir das formações que abrasaram o coração para missão e a convivência com os demais, revigorou as forças, nos reanimando”.

O Aspirante Dehoniano, Oslan Ribeiro, também expressou entusiasmo após participar dessa formação: \”Encontro de formação e animação missionária de muita reflexão, para planejar, à luz do Espírito, a ação de missão SCJ no mundo, levando a todos o amor e reparação que tanto a humanidade necessita”.

A Ação Missionária é uma identidade da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus desde o seu fundador, Padre Leão Dehon, pois é pela graça do seu espírito missionário e dedicação que o Coração de Jesus se encontra em diversos lugares do mundo. Uma reparação mundial realizada pelos padres e religiosos dehonianos. Isso impele os novos membros dessa comunidade a se entregarem totalmente à missão.

O Postulante Dehoniano, José Romário da Silva, empolgado com o encontro, agradeceu pela oportunidade da convivência e da experiência adquirida na formação. “Estou com o coração abrasado pela vida missionária, motivada pelo querido Padre Matheus, scj que com seu testemunho e alegria, nos levou a uma profunda reflexão missionária, nos impulsionando a dar passos concretos e eficazes. Sou muito grato a congregação por motivar este bonito encontro, onde em todas as etapas da formação estiveram presentes”, disse José Romário da Silva.

Jesus Cristo deseja que os seus discípulos sejam também missionários. Eles devem estar com o Mestre, aprender com Ele e, em seguida, anunciar essa Boa Nova a todas as pessoas. O Frater Rodrigo, scj acredita que a missão é essencial para a construção do Reino de Deus. Esse reino que precisa ser difundido no coração das pessoas, principalmente, aquelas que estão abandonadas. “Sair da nossa zona de conforto e ir ao encontro daqueles que mais precisam deve ser o norte de todo aquele que assumiu o chamado de ser discípulo-missionário para a construção do Reino. Os dias que se seguiram para animar missionariamente cada um de nós formandos da Província BRE, com certeza nos impeliram à uma abertura para a missão, tão urgente na Igreja e tão necessária para que o Evangelho seja difundido na sociedade que tanto precisa de Deus”, disse Rodrigo Pereira.

O encontro tocou profundamente a vida dos seminaristas dehonianos. Eles saíram com o coração em chamas com amor a à vocação de ser discípulo-missionário de Cristo. Quem também ficou feliz por essa convivência fraterna foi o Padre Mateus Buss, scj: “Fiquei maravilhado vendo como nossos jovens acolheram a mensagem. Ninguém ficou indiferente. Nossa convivência abrindo horizontes, nos certificou que o futuro não é mais ilusão, mas certeza. O Senhor que nos chamou vai dar a graça para completarmos a obra já em gestação”, disse Padre Mateus.

O encontro encerrou com a Santa Missa na Capela de Nossa Senhora das Graças, no Instituto Ricardo Brennand. Depois, houve uma confraternização no Provincialado, na Várzea, Recife-PE.

Do Site da Província BRE (https://www.dehonianosbre.org.br/).

Comments are closed.