Banner
Dehonianos - Província BSPDestaquesASSEMBLEIA PROVINCIAL DENTRO DE FESTIVIDADES DEHONIANAS

ASSEMBLEIA PROVINCIAL DENTRO DE FESTIVIDADES DEHONIANAS

Dentro das comemorações dos 125 anos da presença dehoniana no Brasil e dos 80 anos de Província Brasil Recife, aconteceu a Assembleia Provincial entre os dias 23 e 24 de outubro no Recife. O novo governo provincial, sob a égide do Superior, Pe. Josemar de Lima, scj, buscou refletir sobre a nossa identidade e missão nas terras nordestinas assim como buscar caminhos de concretização do carisma no apostolado exercido nos lugares em que estamos presentes.

No primeiro dia do encontro, tivemos a colaboração de Pe. Valdir Manuel, scj, que aprofundou a identidade da paróquia dehoniana e também trouxe, numa perspectiva do direito canônico, a missão do pároco e outras particularidades importantes para o fiel cumprimento da nossa missão. Neste mesmo dia, Pe. Gimesson Eduardo, scj, refletiu sobre nossa vida dehoniana dentro de um contexto de mudança de época com toda sua complexidade. A fidelidade criativa ao carisma recebido deve ser mantida ao mesmo tempo que novos métodos pastorais devem ser abordados. Tivemos a graça de encerrar o dia com a Santa Missa celebrada pelo Bispo auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio, na intenção dos nossos jubilandos: Pe. Luís Carlos, scj (40 anos de vida sacerdotal), Pe. Isaías Alfredo, scj (30 anos de vida sacerdotal), Pe. Tarcísio Paiva, scj (30 anos de vida sacerdotal) e Pe. Josenildo Cândido, scj (25 anos de vida religiosa).

No último dia da Assembleia, houve a eleição da nova diretoria SCJ Norte assim como apresentação dos trabalhos de algumas Comissões. O Superior Provincial também apresentou alguns pontos discutidos em Assembleias precedentes e a Agenda Provincial desde novembro deste ano até o final do ano de 2019. Muitas são as projeções e trabalhos a realizar, contudo, em tudo isso foi destacada a importância de manter o espírito da unidade (Sint Unum) em meio às diferenças existentes entre nós. Sem o olhar fixo em contemplação no Coração de Jesus, a missão se esvai e perde seu sentido. Que o venerável Padre Dehon interceda a Deus pela família dehoniana, de modo particular pelos religiosos da Provínia Brasil Recife.

Vivat Cor Iesu, Per Cor Mariae!

Do Site da Província BRE (https://bsdehonbrasil.wordpress.com/).

Comments are closed.