Banner
Dehonianos - Província BSPDestaques“COM MENTE E CORAÇÃO ABERTOS ÀS EXIGÊNCIAS DA IGREJA E DO MUNDO”

“COM MENTE E CORAÇÃO ABERTOS ÀS EXIGÊNCIAS DA IGREJA E DO MUNDO”

O XXIV Capítulo Geral se desenvolverá sob o signo do tema inspirado nas palavras de Papa Francisco, por ocasião de um evento semelhante, em que indicava que o Capítulo é um tempo de escuta. Enquanto dehonianos, nós queremos fazê-lo presente com o nosso estilo específico: com mente e coração abertos. É por isso que o tema do Capítulo pretende, ao mesmo tempo, refletir sobre as necessidades do nosso tempo e o nosso modo de enfrentar os desafios. O slogan “Com mente e coração abertos à exigências da Igreja e do mundo” procurará conduzir a reflexão capitular.

É um título, não escolhido ao acaso, que deseja trazer à memória quanto afirmam nossas Constituições (cf. Cst 1) e a recente proposta do Mission Statement da Congregação. Trata-se de um momento excepcional para a vida da Congregação que deve chamar-nos a refletir e procurar, em nosso patrimônio espiritual, aquilo que melhor pode ajudar-nos a ser para a Igreja e para o mundo de hoje, religiosos “abertos”.

Um evento congregacional de tal magnitude, que seguramente marcará o futuro da Congregação, terá um símbolo simples e, ao mesmo tempo, bem característico para os dehonianos. O logo composto pela cruz dehoniana emoldurada, acompanhada pelo título do Capítulo, foi pensado como um símbolo de abertura em contraste aos diversos fechamentos.

A simples cruz dehoniana, sem ornamentos, simboliza o estilo sóbrio e suficiente para enfrentar os desafios. Cremos sinceramente que o amor de Cristo é a única resposta às exigências da Igreja e do mundo.

Do Site da Congregação (http://www.dehon.it/it/index.php? option=com_k2&view=item&id=2383:il-logo-del-xxiv-capitolo-generale&Itemid=77). Tradução de E&L.

Comments are closed.