Banner
Dehonianos - Província BSPDestaquesCOMEÇARAM OS TRABALHOS CAPITULARES!

COMEÇARAM OS TRABALHOS CAPITULARES!

Sábado, 14 de Julho, foi de fato o primeiro dia de trabalhos do XXIV Capítulo Geral da Congregação. A abertura do Capítulo foi feita pelo seu presidente, o Padre Carlos Enrique Caamaño, Superior Geral em exercício. Depois cumpriram-se todas as formalidades que são habituais: a apresentação do documento de trabalho e de todos os materiais necessários, com uma novidade: não há folhas, livrinhos e cadernos, há um iPad para cada um – uma boa notícia tecnológica e ambiental, com o senão de ser apenas um empréstimo e de termos de devolver o aparelho no final do Capítulo! Seguiu-se o ius sedendi, que é a verificação do direito de participação de todos os presentes. Todos estavam devidamente credenciados, apenas faltando à chamada os confrades malgaxes, ainda retidos por dificuldades burocrático-diplomáticas. Assim sendo, somos 75 capitulares com direito de voto, mais P. Eduardo Aguero, argentino da missão no Oriente, que participa nos trabalhos como convidado.

Terminadas as formalidades, invocamos o Espírito Santo e entramos em ambiente de retiro e reflexão, guiados pelas duas meditações propostas pela Irmã Nicla Spezzati, da Congregação das Adoradoras do Sangue de Cristo. A Irmã desafiou-nos a acolher este Capítulo como um dom de Deus, um momento propício para receber o Espírito que nos inspira e impele a discernir, avaliar e projetar, sem medo das mudanças.

O resto do dia foi passado em adoração eucarística, que as diferentes Províncias, Regiões e Distritos iam assegurando, revezando-se na capela. O dia terminou com a bênção do Santíssimo e a celebração da Eucaristia, presidida pelo Superior Geral, em italiano, porque foi transmitida em direto pela nossa televisão Teledehon.

 

Relatórios e despedidas!

Mesmo Domingo, o dia começou cedinho: a sineta convocou-nos para, às 07:15, celebrarmos a Santa Missa. A celebração foi presidida, em inglês, por Dom Heiner Wilmer, ex-Superior Geral e bispo nomeado da diocese de Hildesheim, na Alemanha.

O momento de ação de graças é que foi particularmente intenso, porque P. Carlos Enrique, em nome de todos, agradeceu a Dom Heiner todos os serviços prestados à Congregação, sobretudo durante o tempo em que a serviu como Superior Geral; entregou-lhe, depois, lembranças que certamente lhe serão úteis no exercício do seu ministério. D. Heiner tentou agradecer o melhor que pôde, mas a emoção embargou-lhe a voz. Ao final, no átrio transfor-mado em sacristia de circunstância, foram muitos os que fizeram questão de dar um abraço sentido de despedida e de gratidão ao até há pouco Superior Geral da Congregação. Boa missão, Dom Heiner!

Depois, colocamos-nos a trabalhar. A manhã foi passada à volta do relatório do Superior Geral acerca do estado da Congregação, volvidos estes três anos de mandato. Este relatório foi depois completado pelos relatórios dos Conselheiros, que apresentaram os diversos setores de ação e as várias áreas geográficas da Congregação.

Ao fim da manhã foi apresentada à mesa uma moção a propor alguns ajustes no horário da tarde, para que se pudesse conciliar o trabalho com a final do campeonato do mundo de futebol. Apresentados argumentos a favor e contra, a moção foi aprovada e conseguiu-se o arranjo: encurtou-se o tempo da “sagrada siesta”, juntaram-se os tempos de pausa previstos e deu para conciliar. Os grupos reuniram-se para discutir os relatórios apresentados, nos moldes habituais: realçar os pontos fortes do mandato deste Governo, apontar os aspetos menos positivos, destacar os principais desafios que se colocam ao futuro próximo da Congregação. Os secretários apresentaram depois em assembleia plenária as conclusões de cada grupo. Fez-se a oração conclusiva dos trabalhos do dia e depois cada um empregou o tempo da forma que entendeu: houve quem procurasse o televisor mais à mão e quem aproveitasse para outros trabalhos ou lazer.

Ao fim da tarde não faltou o tempo de adoração, feito nas diferentes capelas, distribuídas por grupos linguísticos. Amanhã há mais! À mesma hora, nos locais de costume.

Cf. P. José Agostinho Sousa SCJ (http://www.dehonianos.org/ portal/comecaram-os-trabalhos-capitulares/).

Comments are closed.