Banner

COMO VIVER O ADVENTO?

Estamos iniciando um novo ano litúrgico. Seu início se dá com o primeiro domingo do Advento. O Advento é um período de quatro semanas que antecedem e preparam para o Santo Natal.

Advento é uma palavra que vem do verbo latino: advenire, que se traduz por “vir para perto, chegar bem junto de”. Na linguagem cristã católica, advento é o tempo que precede a grande festa do Natal. São as quatro semanas preparatórias para o natalício de Jesus Cristo.

O significado da palavra é muito sugestivo. Advento é a atitude, é a decisão de alguém vir para perto de nós. Ou também, de nós achegarmo-nos bem perto de alguém.

Quem é aquele que quer chegar bem perto de nós? Que quer tempo, bastante tempo, para ir chegando pertinho de nós? E por que quer vir para junto de nós, nas quatro semanas do advento? Quem é aquele de quem nós queremos nos aproximar mais, para junto de quem nós desejamos ir, durante o tempo do advento?

Parece-me que se trata de alguém que muito nos ama, já que ele tem um tempo marcado e longo para vir. Tenho a sensação que se trata de um personagem muito significativo, pois a proposta do tempo de aproximação é longa. Quem é que vem para junto de nós?… Para junto de quem nós queremos ir, no Advento?

O personagem não poderia ser mais maravilhoso: Jesus ressuscitado. Sim, Jesus vivo, nosso Salvador pessoal, Senhor de nossa vida, nosso Mestre divino, nosso amigo mais incondicional. É Ele quem quer vir para junto de nós, no Advento. Mas sei também que nós iremos ao seu encontro, para estarmos junto dEle.

Este encontro, desejado por ambos, preparado carinhosamente por nós, esperado ansiosamente por ambos, transformar-se-á em Natal! Esse encontro fará acontecer o Natal! Trará o Natal para dentro do nosso coração! Nós seremos Natal!… Jesus vivo terá chegado e envolvido nossa vida com seu amor salvador, com sua palavra de vida, com sua presença tão honrosa e transformadora.

O tempo do Advento é para isto: para esperar ansiosamente aquele que vem para perto, para dentro de nós. Nesta espera, nós nos preparamos em espírito, mente e corpo para o grande encontro com Jesus.

O tempo do Advento é, também, para nós caminharmos ao seu encontro, como quem não consegue ficar esperando… Nesta caminhada, queremos preparar o nosso coração para acolher com muito carinho aquele que vem.

Este encontro entre nós e Jesus, encontro que se chama Natal, Natal do coração, Natal de verdade, Natal celestial, deixará rastros maravilhosos de graças e luzes, de sabedoria de vida e de felicidade.

Advento: Jesus vem vindo! Vamos ao Seu encontro!

P. Alírio Pedrini SCJ.

Comments are closed.