Banner
Dehonianos - Província BSPDestaquesDEHONIANOS COM PAPA FRANCISCO

DEHONIANOS COM PAPA FRANCISCO

Durante a audiência geral na quarta-feira, 27 de novembro de 2018, na Sala de Paulo VI, o novo Superior Geral e seu Conselho, juntamente com a comunidade da Casa Geral e outros Dehonianos presentes em Roma, encontraram o Santo Padre.

Um encontro desejado já durante o Capítulo Geral, mas o Papa Francisco não estava disponível em julho. Um encontro aguardado na gratuidade, sem saber exatamente o que poderia vir a acontecer.

Na catequese desta quarta-feira, o Papa concluiu o percurso de reflexões sobre os mandamentos: “na contemplação da vida descrita pelo Decálogo, ou seja, uma existência agradecida, livre, autêntica, abençoada, adulta, cuidadora e amante da vida, fiel, generosa e sincera, nós, quase sem perceber, encontramo-nos diante de Cristo. O Decálogo é a sua ‘radiografia’, descrita como um negativo fotográfico que deixa seu rosto aparecer – como no Santo Sudário.

E assim o Espírito Santo fecunda nosso coração, colocando nele os desejos que são um presente dele, os desejos do Espírito. Desejar segundo o Espírito, desejar no ritmo do Espírito, desejar com a música do Espírito”.

Nós também fomos envolvidos por aquele menino mudo que tomou a liberdade de ir até o Papa e, em seguida, na direção do Guarda Suíça: “Este menino não sabe falar, é mudo, mas sabe como se comunicar” – disse o Papa -. É livre, indisciplinadamente livre, mas é livre! Sou eu tão livre diante de Jesus?”

Ao final da catequese, depois de saudar os doentes e os recém-casados, o Papa veio ao nosso encontro, dispostos sobre os degraus, de acordo com o cerimonial, para tirar uma foto de grupo com ele.

Olhando para o P. Geral, cumprimentou-nos com um gracejo: “Mas é este é o novo Padre Geral ou o próximo Bispo?” que lembrou o que acontecera em abril.

Nós sorrimos porque nos sentimos reconhecidos!

Logo em seguida, Papa Francisco acrescentou em italiano, e depois repetiu em espanhol: “Orem por mim!”

Discretos, deixamo-lo continuar sua saudação aos peregrinos, trazendo conosco o convite, repetido, de orar por ele. É o que fazemos e o que faremos!

A comunidade da Casa Geral está satisfeita e reconhecida por ter vivido este encontro com o sucessor de Pedro, como aprazia a Padre Dehon dizer.

Um “caminhar juntos” que depois das iniciativas para o “Dia da Memória Dehoniana” nos projeta rumo à celebração do 150º aniversário da ordenação sacerdotal de Padre Dehon, já recordada durante o capítulo, com a concelebração festiva na basílica de São João do Latrão, e que, como comunidade, viveremos no Pontifício Seminário Francês de Santa Clara, na tarde de quarta-feira, 19 de dezembro de 2018.

P. Bruno Pilati SCJ, Superior da Comunidade da Casa Geral (http://www.dehon.it/it/index.php?option). Tradução de E&L.

Comments are closed.