Banner

Ecce Venio

“Oferta do coração” (sacrifice du coeur) – assim Padre Dehon sintetizou o “espírito de vítima por amor que confere à Congregação o seu caráter próprio”. Sabemos o quanto nosso fundador valorizava esta intuição espiritual. Ele partia da contemplação de Jesus Cristo, cuja vida foi inteiramente marcada pela oferta de si mesmo ao Pai, pela humanidade. De nossa parte, realizamos nossa vocação unindo-nos a Cristo e participando, assim, de sua oferta pascal: “Eis que venho, ó Deus, para fazer a tua vontade” (Hb 10,7). Esta é a graça de nossa vocação, à qual procuramos responder ao longo da vida. Este é também o núcleo de nosso carisma oblativo, donde brota o apostolado da reparação:

Vivemos a união com Cristo também na disponibilidade e no amor para com todos, em especial para com os humildes e os que sofrem. Realmente, como compreender o amor de Cristo por nós, se não amando como ele, por obras e em verdade?

Contemplando o Coração de Cristo, símbolo privilegiado desse amor, somos fortalecidos em nossa vocação. Somos, com efeito, chamados a inserir-nos nesse movimento de amor redentor, doando-nos aos irmãos com Cristo e como Cristo.

(Extraído do texto “Oferta do Coração”, de Pe. Marcial Maçaneiro, scj)

Comments are closed.