Banner
Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasEDUCAÇÃO E CARISMA DEHONIANO: UMA OPORTUNIDADE PARA DESENVOLVIMENTO

EDUCAÇÃO E CARISMA DEHONIANO: UMA OPORTUNIDADE PARA DESENVOLVIMENTO

Os membros da Comissão de Educação da Congregação encontraram-se em Roma nos dias 23 e 24 de fevereiro passado. Estiveram presentes: P. Stephern Huffstetter (conselheiro geral, responsável pela educação), P. Donatus Kusmartono (INA), Bridget Martin (USA), P. Cláudio Márcio Piontkewicz (BRM), Ir. Jorge Torres Santibañez (CHI), Franz-Josef Hanneken (Alemanha), P. Luis Jesús Chocarro (ESP) e o secretário geral P. Pedro Iglesias.

O argumento central do encontro foi sobre os modos em que o carisma dehoniano pode ser promovido mais adequadamente nas nossas escolas e universidades.

Bridget Martin inaugurou os trabalhos com sua apresentação sobre como os projetos comuns e os encontros trouxeram benefícios na colaboração entre as escolas. Isso tornou-se excelente oportunidade para os estudantes e professores conhecerem outras culturas, desenvolvendo grande consciência da comum missão dehoniana.

P. Donatus Kusmartono discorreu acerca do papel da universidade dehoniana que também tem a responsabilidade de promover a própria educação dehoniana. Precisamos de uma rede que promova intensa colaboração entre as instituições educativas, seja através da internet, seja mediante a colaboração face a face.

P. Cláudio Márcio Piontkewicz focalizou seu discurso sobre a pedagogia e sistematização, enfatizando que a educação é uma oportunidade para evangelizar. A educação holística é vital. Os educadores devem ensinar não só o que eles conhecem, mas também o que são.

Ir. Jorge Torres Santibañez, por sua vez, refletiu sobre o plano pastoral de educação e Franz-Josef Hanneken explicou a abordagem intercultural e inter-religiosa promovida pelos temas do “Coração e Mente Abertos”. As realidades globais e locais, incluso o crescimento da secularização, devem ser levadas em consideração no plano do desenvolvimento educacional urgido pelo novo “Mission Statement”.

A organização e a coordenação, de modo especial em relação ao plano pastoral educativo dehoniano, foi abordado por Luis Jesús Chocarro. Ele destacou os três pilares da espiritualidade: oblação, comunhão e reparação e como eles estão vinculados aos temas do Ecce venio, do Sint unum e do Adveniat Regnum Tuum. A imagem do Coração Aberto está na base da nossa estrutura.

Uma das apresentações finais foi a de P. Radoslaw Warenda, diretor de Comunicação da Congregação. Partilhou acerca das novas plataformas online da Congregação e como elas podem ser utilizadas para os trabalhos educacionais. Foi solicitado aos participantes do encontro que reflitam sobre sua visão e como as componentes educativas poderiam desfrutar do melhor modo possível um novo Site congregacional, tendo sempre presente a dificuldade de dar certa regularidade a tal recurso.

P. Antonius Purwono SCJ
(http://www.dehon.it/it/index.php?option =com_k2&view=item&id=2278:educazione-e-carisma-dehoniano-unopportunit%C3%A0-di-sviluppo&Itemid=77).
Trad. P. Mariano SCJ.

Comments are closed.