Banner
Dehonianos - Província BSPNotíciasEncontro da Família Dehoniana em Roma

Encontro da Família Dehoniana em Roma

Família Dehoniana: um só carisma, muitas expressões e boas perspectivas

Cláudio Weber scj (Paróquia/Santuário São Judas Tadeu, SP).

Realizamos em Roma o Encontro Internacional da Família Dehoniana, que considero importante para a consolidação de uma realidade de Família Carismática (religiosos, consagradas e leigos) que se vive já desde há três décadas. As três vozes ou componentes estavam equilibradamente representadas. Também no âmbito internacional, bem representados os continentes em que a FD está presente, a África, porém, por um só membro.

Como conteúdo formativo, tivemos uma excelente conferência sobre o Sint Unum, feita por P. Juan José A. Ecker, do Centro de Estudos. Partiu da Carta de Comunhão aprovada no Capítulo Geral de 2003, desenvolveu a reflexão falando sobre o carisma, sobre o conceito Família espiritual ou família carismática para além do Instituto religioso fundado por P. Dehon, e sobre a missão partilhada entre religiosos, consagradas e leigos. Levantou questionamentos sobre aspectos a serem aprofundados e desenvolvidos na linha da fidelidade criativa ao carisma.

O Encontro previa bastante espaço para o debate em torno à organização da Família Dehoniana, em continuação ao Encontro de 2104, quando fora constituído um primeiro grupo de coordenação internacional. Depois das reflexões sobre o programa a seguir e o modo de atuar dessa coordenação, elegeu-se um Grupo que assume esta missão por três anos, podendo ser releito para mais três:

  • Bruno Pilati – ITS, atual reitor do Colégio Internacional, pelos religiosos,
  • Silvia Bertozzi, da Finlândia, pelas leigas consagradas,
  • Vicente Bruno Cavalcanti, atual coordenador dos leigos dehonianos na BSP, e
  • Rosalie Grace Escobia, das Filipinas, coordenadora dos leigos dehonianos nas Filipinas e na Ásia, pelos leigos e leigas.

Um conselheiro geral – P. Artur Sanecki – acompanha o grupo e as atividades da FD pelo mundo. Também se tratou da coordenação continental, nacional e local, respeitando o que já existe e estimulando a organizar-nos melhor onde necessário.

Os representantes da América Latina colheram a ocasião para recompor a coordenação continental, presidida pelos do Chile, com P. Claudenir Gilberto R. Dos Santos e uma leiga, mais um leigo da Províncria BRE (José Paulo Araújo Sampaio) e uma consagrada do Uruguai (Cristina Fortunato Rocca).

A Missa final foi presidida pelo Superior Geral, com mensagem de gratidão a Deus e às pessoas dedicadas à Família Carismática e exortando à vivência do carisma entre nós mesmos, os leigos(as) e as consagradas que se inspiram na experiência evangélica do P. Dehon.

 

Tagged under:

Comments are closed.