Banner
Dehonianos - Província BSPNotíciasENCONTRO DE FRATRES TIROCINANTES

ENCONTRO DE FRATRES TIROCINANTES

Aconteceu dos dias 10 a 12 de Setembro o encontro de fratres tirocinantes de nossa Província BSP. Relatar esses dias de encontro é relembrar momentos bonitos de convivência, partilha e oração. Tudo começou com a acolhida e o almoço ocorridos no Convento SCJ. Logo em seguida, nos dirigimos à cidade de Ubatuba/SP. Fomos beneficiados pela beleza do lugar, o que, de fato, inspirou o clima leve, tranquilo, mas também empenhado de nosso encontro.

Conduziram-nos neste encontro os religiosos P. Djalma SCJ, Reitor do Convento Sagrado Coração de Jesus e P. Ronaldo Neri SCJ, mestre de postulantes. Marcaram presença os fratres Levi, Francisco, Marcos, João, Jerferson, Simão, Lislay, Luciano e Mário. Não puderam estar presentes os fratres Mateus e Said, que fazem seu estágio no Estado do Maranhão e Eldisson e Vagner, que realizam seu tirocínio no Estado do Pará. A estes últimos confrades dirigimos, durante os dias em que estivemos reunidos, a nossa lembrança e a nossa oração.

O pano de fundo do nosso encontro se deu a partir da meditação do livro Transforma meu Pranto em Dança, obra do teólogo e autor de espiritualidade cristã Henri Nouwen (1932-1996). Este livro foi matéria prima de excelente qualidade para nossa partilha e para a nossa oração. Colaborou para tanto, P. Ronaldo que nos brindou com um ótimo roteiro para reflexão a partir da leitura. P. Djalma, por sua vez, nos convidou a exercitar a compaixão. Algo essencial para nós religiosos e crivo de nosso testemunho.

Após estes momentos em Ubatuba retornamos para Taubaté. No Convento SCJ, o encontro fraterno foi ampliado. Participamos da Missa com os religiosos residentes na Casa, jantamos e rezamos o terço. Formamos naqueles instantes, uma grande comunidade. Após um último encontro dos tirocinantes, estava oficialmente encerrado o encontro.

Nossa gratidão aos padres que nos acompanharam e a todos que se fizeram presentes pela amizade e preces. Nosso Bom Deus os abençoe!

Fr. Mário Henrique SCJ, Seminário Dehonista de Lavras.

Comments are closed.