Banner
Dehonianos - Província BSPDestaquesENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS 2018

ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS 2018

A cerimônia de abertura realizou-ze, simultaneamente, em todas as 26 Dioceses da Irlanda. Foram três anos de preparação, desde que Dublin foi anunciada como cidade-sede do Encontro Mundial das Famílias 2018, durante missa presidida pelo Papa Francisco no encerramento da edição anterior, em Filadélfia, Estados Unidos.

Em Dublin, sede do encontro, a celebração da Oração da Noite foi no centro de convenções RDS, onde também aconteceu o Congresso Pastoral entre 22/08 (4ª f.) e 24/08 (6ª f.). A celebração tem caráter ecumênico e todas as igrejas cristãs do país foram convidadas a tocar os sinos para marcar o início das atividades.

O tema da 9ª edição do Encontro Mundial das Famílias foi centrado na exortação apostólica pós-sinodal Amores Laetitia, do Papa Francisco: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. O tema foi aprofundado ao longo dos três dias de Congresso por meio de palestras, debates, testemunhos, além de atividades para crianças e jovens.

Cardeais, teólogos, religiosos e leigos estiveram encarregados de conduzir as atividades, com diversos tópicos do documento papal, abordando desde a preparação para o matrimônio nas paróquias até a espiritualidade da família. Temas atuais como o acolhimento e inclusão de homossexuais nas comunidades e os desafios no âmbito familiar também fizeram parte da programação.

Após encontros diplomáticos e com população em situação de rua, o Pontífice participou do Festival das Famílias, um grande momento de shows e testemunhos no estádio Croke Park.

Na manhã de Domingo, a oração do Angelus aconteceu no Santuário de Knock e na parte da tarde o Santo Padre presidiu a Eucaristia de encerramento no Phoenix Park. No final da celebração foi anunciada a sede do próximo Encontro Mundial.

(Cf. https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018).

Comments are closed.