Banner

JUANCHO É DIÁCONO!

Em 2006, Juan Carlos Castañeda Rojas participou do programa ESL (inglês como segunda língua), no Seminário sagrado Coração de Jesus/Escola de Teologia. Foi o primeiro passo de um percurso que o levou a receber a Ordem do Diaconato, como dehoniano, membro da Congregação do Sagrado Coração.

No dia 16 de junho de 2018, Juan Carlos foi ordenado diácono por Dom James T. Schuerman DD, bispo auxiliar de Milwaukee. A cerimônia aconteceu justamente no lugar em que Juancho iniciou sua formação dehoniana: na capela principal da SHSST. O novo diácono que está com 35 anos, nasceu na Colômbia. Frequentemente ele brinca dizendo: “Não imaginava que o meu chamado ao sacerdócio aconteceria tão longe!”

Seu caminho formativo incluiu, também, um ano de permanência no Brasil. Esta enriquecedora experiência tornou sua vocação mais conisitente. “Depois da minha experiência no Brasil, onde pude participar em vários ministérios e atividades, posso dizer que compreendi a importância e o valor de sair das sacristias e estar em meio àqueles que tem necessidade de nós”, disse Juancho. “Além disso, pude experimentar o caráter missionário da Congregação e a sua perpectiva internacional. É uma bênção ser parte desta Congregação, desta Família”.

“Compreendi o nosso chamado de viver uma íntima comunhão com Deus”, escreveu ele num de seus postais. “Mas entendi também que é através do nosso serviço aos outros que fazemos a verdadeira experiência de comunhão com Deus. É mediante a comunhão íntima e pessoal com Deus que Padre Dehon experimenta, e traduziu para nós, a íntima comunhão com os nossos irmãos e irmãs. Assim, esta união com os pobres e marginalizados revela-nos a alegria da nossa união com Jesus. É o modo pelo qual nosso chamado e a nossa vocação assumem significado e objetivo na realização de uma relação perfeita com o amor de Deus, que se reflete em nosso amor pelos nossos irmãos e irmãs”.

O néo diácono Juancho, tinha feito sua primeira profissão em 2013 e proferiu os votos perpétuos em fevereiro deste ano. No último dia 24 de maio recebeu o “Master of Divinity” (uma espécie de primeiro grau profissional na atividade pastoral) da União Teológica Católica de Chicago. Juancho não vê a hora de colocar seus doze anos de preparação à serviço da Congregação e iniciar seu trabalho a tempo pleno, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Houston. Enquanto estudante, foi ali que exerceu o ministério no período de verão e fazia parte de uma equipe que preparou um grupo de jovens da paróquia que participou da Jornada Mundial da Juventude de 2016.

“Compreendi que a formação não termina quando se concluem os estudos de teologia ou a formação inicial. Mas é, antes, um processo contínuo de formação que dura a vida inteira”, disse o Diác. Juancho. Desta forma, o verdadeiro desafio para mim é o de continuar a dar o melhor de mim para o bem e o crescimento da nossa missão como SCJ.

Creio realmente que Deus nos chama de formas misteriosas e tem sempre um plano para cada um de nós”, acrescenta Juancho, refletindo sobre seu percurso rumo ao diaconato. “Pude aprender que não recebemos tudo quanto queremos e desejamos, no momento em que o queremos, mas Deus no-lo concede nos tempos oportunos. Prosseguindo o meu percurso vocacional, quero agradecer a todas as pessoas que em minha vida sempre me foram próximas e me ajudaram e guiaram. Entre esses, também aqueles que fizeram a formação comigo, os meus companheiros de classe, inclusive aqueles que já não estão mais conosco, na Congregação. Agradeço à minha família e a meus amigos e, obviamente, aos Sacerdotes do Sagrado Coração e todos aqueles que acreditaram em mim… que em todas as minhas experiências com a Congregação disseram ao meu coração que este é o lugar ao qual pertenço; é para cá que Deus realmente me conduziu!”

Do Site da Congregação
(
http://www.dehon.it/it/index.php?option=com k2&view=item&id=2368:usa-ordinazione-al-diaconato&Itemid=77).
Tradução de E
&L.

Comments are closed.