Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasJUBILEU DE PRATA DOS SCJ NA ÍNDIA

JUBILEU DE PRATA DOS SCJ NA ÍNDIA

India: 25° Aniversário da Presença Dehoniana

Celebração dos Jubilares
No dia 05 de outubro foi o primeiro dos dois dias de celebração do 25º aniversário da presença dehoniana na Índia. O presidente da celebração eucarística vespertina foi o Superior Geral, P. Carlos Luis Suárez Codorniú SCJ. A homilia foi uma reflexão partilhada por diversos dehonianos. Em seguida, o primeiro leigo dehoniano do Distrito assumiu, por um ano, o compromisso na espiritualidade dehoniana. Foi P. Carlos quem recebeu o seu compromisso.

A missa aconteceu na comunidade de Christu Dehon Nivas. Logo depois, o espaço do altar transformou-se em palco e os representantes das várias comunidades da Índia apresentaram uma variedade de músicas e danças.

A missa com o Bispo
Centenas de pessoas reuniram-se na Christu Dehon Nivas, em Eluru, para celebrar o 25º aniversário do início da presença dehoniana em terras indianas. Dom Rao Polimera, bispo de Eluru, presidiu a missa do jubileu argênteo. Ao seu lado estavam muitos missionários que contribuíram na construção do Distrito, nos seus primeiros anos, entre os quais P. Carlos Luis Suárez Codorniú, Superior Geral {NT: Lembramos que pela mesma razão o brasileiro P. Sebastião Pitz participou da efeméride} e P. McQueen Mascarenhas, Superior do Distrito. Diante do altar encontravam-se filas de concelebrantes, entre dehonianos e amigos da comunidade. E, atrás deles, muitos outros, como as comunidades religiosas locais e as famílias.

“O Fundador de vocês chamou-os a serem testemunhas do amor transformador de Deus, nas almas e na sociedade”, disse o bispo durante sua homilia. “Difundam o amor de Deus com o coração e a mente abertos, em todo mundo. O espírito dehoniano de amor e oblação é um autêntico serviço da Igreja”. Nas palavras conclusivas dirigidas ao bispo, P. Carlos Luis afirmou que os dehonianos se enamoraram pelo povo indiano há 25 anos. “A nossa mais bela benção são nossos confrades SCJ que prosperam na missão atual”.

Ao final da missa apresentou-se um vídeo sobre o Distrito, além de vários subsídios publicados em vista do jubileu, tais como um CD de música, com as canções escritas e executadas pelos dehonianos, bem como um livro de P. Emmanuel Nanduri com a história da comunidade distrital da Índia e com as homilias de P. Dharma.

A noite concluiu-se com uma recepção no pátio da casa.

P. Harish Kumar SCJ

Comments are closed.