Banner
Dehonianos - Província BSPNotíciasLEIGOS DEHONIANOS EM ASSEMBLEIA NO RIO DE JANEIRO

LEIGOS DEHONIANOS EM ASSEMBLEIA NO RIO DE JANEIRO

Com o tema “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5), realizou-se no Méier, Rio de Janeiro, uma Assembleia Extraordinária dos Leigos Dehonianos da Província Brasil São Paulo, nos dias 18 a 20 de maio, reunindo entre delegados, observadores e membros de Setor, cerca de 50 pessoas, com o objetivo principal de realizar a revisão do Projeto de Vida. Estiveram presentes, ainda, membros da MDJ e religiosos SCJ, destacando-se a presença do P. Ronilton Araújo (provincial) e P. Demetrius Cavalcanti de Oliveira (pároco do Méier).

No primeiro dia houve a abertura do encontro com a palestra “Ano do Laicato e o Laicato Dehoniano”, proferida pelo coordenador geral, Vicente Bruno Cavalcanti de Oliveira, seguindo-se a reunião de coordenação, na qual só os 18 delegados tiveram direito a voto. Entre outras coisas, destaca-se a estruturação dos eventos de abrangência provincial do triênio em: Ano 1 – retiro geral (o próximo se dará em São Paulo, em out/2020); Ano 2 – formação de lideranças (o primeiro encontro se dará em São José dos Campos/SP, em out/2021); e Ano 3 – assembleia geral (a próxima se realizará em nov./2019). Tivemos, ainda, a passagem da assessoria religiosa do P. Ademir Joel Pedroso para o P. Túlio Marcos Ribeiro Correa.

O restante do tempo da assembleia foi dedicado à revisão do Projeto de Vida, destacando-se entre outros pontos: uniformização dos mandatos de todas as funções, cuja duração passou a ser de 3 anos (com possibilidade de uma única recondução, por igual período), explicitação de requisitos para nortear a escolha de membro para a função de animador de setor; critério para nomeação de vice-coordenador, no caso de vacância da função; critérios quanto a cumulatividade de funções; e outras questões pontuais e de ajuste de texto.

Durante a assembleia, os participantes fizeram uma peregrinação ao Santuário do Cristo Redentor, onde ocorreu celebração eucarística, enfatizando o tema da unidade. Merece menção, ainda, o fato de a hospedagem dos participantes ter ocorrido nos lares dos paroquianos, gerando proximidade e comunhão fraterna.

O evento encerrou-se com uma concelebração dominical, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Méier, com a participação da comunidade paroquial.

Vicente Bruno Cavalcanti de Oliveira (Coord. dos LD da BSP).

Comments are closed.