Banner
Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasLEIGOS DEHONIANOS REÚNEM-SE EM JOÃO PESSOA

LEIGOS DEHONIANOS REÚNEM-SE EM JOÃO PESSOA

Nos dias 07, 08 e 09 de setembro, aconteceu na cidade de João Pessoa/PB, o Encontro de Leigos Dehonianos da Província BRE. Este momento é uma das atividades alusivas ao Jubileu de 80 anos da Província BRE e dos 125 anos de presença da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus no Brasil.

O Encontro teve início na sexta feira (07) na igreja de São Gonçalo em João Pessoa/PB. Na parte da tarde aconteceu a acolhida e credenciamento dos participantes, vindos de diversas paróquias dehonianas, representando os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

A programação continuou com a acolhida feita pelos seminaristas da Congregação, e em seguida duas conferências. A primeira, ministrada por Pe. Luis Carlos, scj, fez o resgate da caminhada dos Leigos Dehonianos na Província, contando a origem, trajetória e pedagogia adotada na época em que ele esteve à frente responsável pelos leigos. A segunda conferência foi ministrada por Pe. Gimesson Eduardo, scj e enfatizou sobre o papel do leigo e a sua importância na vida da Congregação, partindo do tema norteador proposto pelo Governo Geral “With open heart and mind” (Com mente e coração abertos) para as exigências da Igreja e do mundo, uma missão de esperança a serviço do povo. Encerrando o dia, a Santa Missa contou com a presença do Superior Provincial Pe. Josemar Lima, scj e demais padres dehonianos.

No sábado (08) o Encontro foi retomado com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, logo após foi servido um café da manhã para todos os presentes. Nessa manhã, aconteceu a terceira conferência conduzida por Pe. Carlos Alberto, scj, em que buscou fazer um resgate histórico da Província, apresentando a importância da missão dehoniana no Brasil e em especial no Nordeste no decorrer desses 125 anos de missão a serviço do povo.

Ao meio-dia teve a pausa para o almoço e no início da tarde o retorno das atividades com oficinas temáticas: oração, canto, ornamentação litúrgica e artes. Após o término das oficinas houve apresentação dos trabalhos feitos em grupo e em seguida a quarta conferência por Pe. José Valdinã, scj, que falou do carisma e espiritualidade do Leigo Dehoniano e seu papel na sociedade como anunciador da reparação e oblação. Depois, todos se deslocaram para a Paróquia Virgem Mãe dos Pobres para participar da Santa Missa presidida por Pe. Pedro Moura, scj, conselheiro provincial responsável pelos Leigos Dehonianos na Província. Após a missa, teve um momento de apresentação cultural para todos os presentes, preparado pelo pároco Pe. Josenildo Cândido, scj e os paroquianos.

No domingo (09), o dia iniciou com a Santa Missa presidida por Pe. Gimesson Eduardo, scj. Após a missa e o café partilhado e aconteceu a quinta conferência realizada por Pe. Pedro Moura, scj, abordando o Itinerário dos Leigos Dehonianos, os planos, as formações e como se dará de agora em diante a formação desses Leigos O encerramento do Encontro deu-se no final da manhã com os planejamentos para o ano de 2019 e os agradecimentos a todos os envolvidos para a realização desse Encontro, principalmente aos Leigos Dehonianos da cidade de João Pessoa, responsáveis por toda a estrutura do evento.

Do Site da Província BRE (https://bsdehonbrasil.wordpress.com).

Comments are closed.