Banner
Dehonianos - Província BSPMDJ NotíciasLIDERANÇAS DA MDJ REÚNEM-SE EM TAUBATÉ/SP

LIDERANÇAS DA MDJ REÚNEM-SE EM TAUBATÉ/SP

No fim de semana dos dias 21 e 22 de abril, no Convento Sagrado Coração de Jesus (Conventinho), em Taubaté, aconteceu o 2º encontro de lideranças anual da Missão Dehoniana Juvenil. Contando com os principais representantes dos grupos da província BSP, o encontro ocupou-se com o documento 105 promovido pela CNBB que aborda o papel dos leigos na Igreja e também trouxe novidades que podem auxiliar na formação dos missionários.

Representantes dos grupos de São Paulo (Capital, Taubaté, São José dos Campos, Barretos), do Paraná (São Manuel, Rondon, Guaporema, Indianópolis, Terra Boa), de Minas Gerais (Formiga) e do Rio de Janeiro estiveram presentes. Coordenadores, Tesoureiros, Secretários, vieram em busca da unidade e do diálogo para que haja melhor entendimento entre os grupos e, consequentemente, aumentando a qualidade da própria missão em si, que acontecerá em Terra Boa na sua última etapa. Acolhidos pela equipe de coordenação da MDJ, na manhã de sábado, já contaram com um saboroso café da manhã feito por voluntários e animação musical.

P. Aurélio Pereira SCJ apresentou o Documento 105 da CNBB: Cristãos Leigas e Leigos na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo, a saber que estamos no Ano do Laicato. Afinal, a MDJ conta com jovens leigos dedicados à Congregação e ao seu projeto. Trazendo luz, de forma descontraída, o religioso dividiu a palestra em três momentos, e nos três ele mostrou como o leigo se encaixa no mundo e na Igreja.

Aconteceram diversos momentos em grupo durante o dia, e todas as reflexões acabaram levantando questões em comum, como a convivência fraternal, a falta de jovens que se dediquem ao projeto, etc. Entretanto, graças a esses momentos, cada núcleo foi ajudando ao outro, fazendo pensar a respeito da sua maneira de trabalhar e atuar em suas cidades. O sábado terminou com uma noite do pastel e cachorro quente, além de um Luau que foi sucesso. Com as vozes do seminarista Saulo e do Frater Leo, os missionários se juntaram ao redor da fogueira para cantar e confraternizar.

No domingo houve adoração, logo de manhã. Após o café, em nome da coordenação, Ir. Valdemar e Fr. Luciano propuseram uma unidade na formação dos missionários, uma vez que cada grupo tem modos diferentes de formar seus jovens. Temas diferentes, horários diferentes, quantidades diferentes, cidades diferentes são questões que fizeram a coordenação trazer, como sugestão, uma base daquilo que deveria ser abordado aos missionários durante o ano.

P. Reginaldo, religioso coordenador da Missão Dehoniana se mostrou entusiasmado com o encontro e disse: “Que cada vez mais, com essas formações, nós possamos capacitar mais discípulos, para depois serem missionários segundo o Coração de Jesus, segundo o que pede a Igreja e o Santo Papa. Por isso escolhemos o Documento 105, para mostrar o protagonismo do leigo na vida da Igreja e da missão”. Também citou a confecção de documentos que provam que a Congregação, junto com seus leigos, é contra aos abusos sexuais, tirando a responsabilidade dos mesmos, caso algo aconteça nessa gravidade envolvendo um dos missionários, no tempo de missão.

O retiro encerrou-se com uma missa presidida pelo Provincial P. Ronilton de Souza Araújo, concelebrada pelo Padre Reginaldo. O provincial da BSP deixou bem claro o quanto o projeto da Missão Dehoniana Juvenil é benquisto na Província e colocou-se à disposição para ajudar em tudo aquilo que ela necessitar e citou em sua homilia a importância da missão para a própria Congregação seja no Brasil seja no mundo.

Um almoço encerrou o encontro de lideranças, deixando no peito dos coordenadores a vontade de botar em prática aquilo que lhes foi passado, na certeza de que, em comunhão com as propostas da coordenação geral, poderão formar missionários mais capazes para a última etapa da missão em Terra Boa e em outros lugares.

Erick Araújo Cardoso – MDJ, Méier/RJ.

Comments are closed.