Banner
Dehonianos - Província BSPArtigosPADRE DEHON EM VISITA SANTOS/SP

PADRE DEHON EM VISITA SANTOS/SP

1º de Dezembro: Chegada a Santos dia 1º de dezembro ao meio dia. Bonito porto, bem protegido, com cais e aparelhagem modelo. É um dos melhores da América. Ao oeste um círculo de colinas com o Santuário de Montserrate ao alto, dunas ao leste, com casebres ou pequenas casas campestres.

O “Correio do Estado de São Paulo” de maio último deu as seguintes informações a respeito da cidade de Santos e suas indústrias: Santos ocupa o segundo lugar entre todos os portos brasileiros. É o principal porto do Estado de São Paulo: seu tráfego comercial é enorme. Seus cais são os mais extensos e os mais bonitos de todo o Brasil. A ilha sobre a qual se situa Santos é uma larga e bela planície com três milhas de largura e sete de comprimento, cortada por uma fila de colinas de pedras. A cidade fica na parte meridional da ilha, sobre o oceano e a baía.

A população é de aproximadamente 80.000 habitantes: portugueses, italianos, alemães, espanhóis, ingleses. A higiene pública é bastante vigiada, esgotos bem instalados sanearam a cidade. O clima é quente mas saudável. O estado de saúde em geral é excelente. As doenças contagiosas são quase totalmente desconhecidas. As comunicações de Santos para o interior do Estado estão asseguradas por boas linhas férreas. A distância entre Santos e São Paulo é de 80 quilômetros. O trajeto se fez em duas horas e um quarto, com serviço regular de quatro trens de passageiros por dia, de ida e volta, dois de manhã e dois após o meio dia. Esses trens entregam a correspondência a outras vias férreas que ligam São Paulo ao Rio e ao interior do Estado. Santos possui boas estradas que levam para o interior.

Em Cubatão, subúrbio de Santos, cultivam-se bananas em quantidade. Este produto é o principal para exportação para as repúblicas da Argentina e Uruguai. Geralmente faz parte das previsões da maioria dos navios que se abastecem em Santos. A cidade tem em seu redor prósperas plantações de abacaxi e de laranja, que dão grande lucro aos seus cultivadores, graças à facilidade de venda no porto de Santos. Como indústria, há em Santos vários estabelecimentos importantes, tais como a grande fábrica de sacos para café, um moinho de trigo com aparelhagem moderna, uma grande empresa construtora de casas para operários, que vai construir duzentas casas num valor de oito mil francos cada uma.

As comunicações marítimas entre Santos e a Europa estão garantidas por um grande número das mais importantes companhias europeias de navegação.

O ensino público merece toda a atenção das autoridades municipais, que ajudam o Estado na sua manutenção. As escolas primárias são gratuitas.

Nas proximidades de Santos avistam-se elegantes hotéis para os banhistas que frequentam as praias da Barra de São Vicente e Guarujá. Na estação balneária toda a alta sociedade de São Paulo desce para esses lugares encantadores, sobretudo para Guarujá, que supera em elegância todas as praias do Brasil, e que por seu luxo e bela vegetação apresenta um quadro magnífico à rica cidade de Santos.

Circular SCJ – 15 anos de BSP e BRM.

Comments are closed.