Banner
Dehonianos - Província BSPDestaquesPENHA CELEBRA 80 ANOS DE PARÓQUIA E PRESENÇA DEHONIANA

PENHA CELEBRA 80 ANOS DE PARÓQUIA E PRESENÇA DEHONIANA

Celebrar é fazer memória e agradecer todas as graças que Deus enviou para a comunidade paroquial ao longo destes 80 anos de história. Fazer memória é voltar ao passado, olhando para o presente com perspectiva dos sonhos futuros.

Durante a novena preparatória para a celebração do Jubileu de 80 anos de ereção canônica da Paróquia Bom Jesus da Penha e Presença dos Padres Dehonianos tivemos em nossa querida comunidade paroquial na Penha a presença de muitos padres dehonianos, diocesanos e alguns bispos auxiliares, que nos transmitiram uma mensagem belíssima e profunda, resgatando vários temas da história construída há 80 anos aqui na Penha.

Aos 29 de junho de 1938 na zona norte do Rio de Janeiro era erigida a Paróquia do Senhor Bom Jesus da Penha. Nesta época Monsenhor José Maria Alves Rocha, diretor do Colégio Nossa Senhora da Penha transmitiu aos alunos uma agradável notícia, que após conversar com o Senhor Dom Sebastião Cardeal Leme ficou decidido fundar-se uma Igreja Matriz na Penha. O terreno foi doado pela Irmandade da Penha aos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Como a doação teria sido feita por Nossa Senhora da Penha, o padroeiro deveria ser com justiça o Seu Filho. Assim iniciou-se a devoção ao Senhor Bom Jesus da Penha. Para a fundação da nova Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Penha foi feito um hino que tem como refrão: “Óh meu doce Bom Jesus, Óh Divino Rei do Amor, Nos braços de Vossa Cruz, eu quero morrer Senhor”. O dia tão esperado e festivo chegou e todos foram conduzidos à pequena casa de madeira onde foi fundada a Paróquia que ficou conhecida como a “Casa dos Alemães”. O primeiro pároco foi o religioso dehoniano Pe. Germano Brand.

Anos se passaram e muitos projetos foram desenvolvidos para melhorar a evangelização da comunidade da Paróquia do Senhor Bom Jesus da Penha. Celebrar 80 anos de fundação e presença dos padres dehonianos é tempo de gratidão, agradecer a tantos padres, diáconos, religiosos, religiosas e famílias que já contribuíram para a caminhada paroquial e deixaram o perfume da existência em algum canto ou coração da comunidade da Penha.

Atualmente a Paroquia do Senhor Bom Jesus da Penha tem uma grande estrutura. Hoje a paróquia conta com muitos projetos de evangelização para o Reino de Deus. Na Paróquia Bom Jesus da Penha tem missas todos os dias da semana, atendimento diário de confissões, orientação espiritual, espaço da cantina, projetos sociais para crianças, jovens e adultos, creche educacional, estacionamento, livraria, centro de mediação judicial, farmácia, obras sociais, capela do Santíssimo aberto diariamente, solenidades e festejos litúrgicos e eventos comemorativos, além das inúmeras pastorais, movimentos e associações, que sempre estão se formando para a missão instituída por Jesus Cristo: “ide e fazei discípulos meus todas as nações”. Nos dias de hoje, a Paróquia Bom Jesus da Penha possui seis comunidades e dez setores que se encontram semanalmente para oração, partilha bíblica e celebração da Santa Missa.

A novena em preparação e o dia festivo foi marcado por muita alegria, partilhas, oração e confraternização. Agradecemos a presença de todos os padres que por aqui passaram nesses dias de festejos, ao nosso Superior Provincial e tantos amigos da Penha que vieram para comemorar 80 anos de história de evangelização. No contexto do tema do ano jubilar: “80 anos sendo fermento, sal e luz”, iluminados e guiados pelo Sagrado Coração de Jesus e impulsionado pelos ensinamentos do nosso Fundador, queremos continuar a celebrar a eterna gratidão de todas as graças que Deus já enviou para esta comunidade paroquial. Senhor Bom Jesus da Penha, tende piedade de nós!

P. Rarden SCJ (Vigário Paroquial-Penha/RJ e Equipe de Redação de E&L).

Comments are closed.