Banner
Dehonianos - Província BSPDestaquesPREPARATIVOS AO 24º CAPÍTULO GERAL

PREPARATIVOS AO 24º CAPÍTULO GERAL

Os preparativos ao 24º Capítulo geral dos Dehonianos, que acontecerá em Roma, no mês de julho, estão em curso. A comissão preparatória, convocada pela administração geral na semana passada, concluiu o primeiro passo. Durante dois dias de trabalhos intensos preparou um projeto de programa e boa parte das questões logísticas.

Na quarta-feira passada (25 de abril), a referida comissão, composta de P. Oliviero Cattani SCJ (ITS), P. Juan José Arnaiz SCJ (ESP) e P. Levi dos Anjos SCJ (GER), apresentou o trabalho ao atual governo geral. O período de duas semanas foi subdividido em três partes: o tempo de discernimento e os relatórios, o momento da eleição como tal e a parte dedicada a indicar as linhas mestras ao novo governo.

“Preparamo-nos a um Capítulo muito essencial, cuja duração prevista é de duas semanas. Alguns elementos que estavam presentes nos Capítulo passados, ainda que importantes e interessantes, devemos deixá-los de lado”. Disse P. Oliviero. A primeira parte vem precedida pelo retiro ministrado pela Irmã Nicla Spezzati ASC, subsecretária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Irmã Nicla é conhecida entre os dehonianos, graças à análise que preparou por ocasião do Seminário Teológico de Yogyakarta, no ano passado. A primeira parte será preenchida pelos relatórios do status quo da Congregação, da administração geral e do ecônomo geral. Nos dias sucessivos os padres capitulares apresentarão os relatórios segundo os Continentes de procedência.

Para a tarde do dia 19 de julho está prevista a primeira sondagem para as eleições da nova administração geral, de modo tal que para o dia 20 de julho já se tenha eleito o novo superior geral e encaminhada a eleição dos novos conselheiros gerais. A eleição do novo superior geral dá ao confrade eleito o direito de fazer parte do Capítulo. Caso seja eleito um dehoniano que não é membro do Capítulo, ele deverá vir a Roma. “O Capítulo simplesmente interromperá seus trabalhos até que o confrade eleito para superior geral esteja presente”, recorda P. Oliviero. Depois da eleição do Superior Geral, os membros do Capítulo procederão à eleição dos Conselheiros Gerais.

O domingo, dia 22 de julho está previsto como dia de pausa. Depois, a atual administração geral apresentará as orientações para os diversos setores da Congregação. Este é o momento oportuno para as discussões em grupo e de elaboração das moções para o novo governo.

O último momento, sempre muito significativo para os padres capitulares, é o da audiência privada com o Pontífice. É provável que desta vez não será possível tal evento porque o capítulo Geral se realizará no período em que o Santo Padre não costuma conceder audiências gerais e privadas.

A conclusão do capítulo está prevista para o meio dia de 27 de julho, a menos que os padres capitulares decidam de outro modo.

A todos nós que fazemos parte da Família Dehoniana cabe o dever de pedir ao espírito Santo, a fim de que desça sobre nós e nos renove no caminho, com o coração e a mente abertos.

  1. Radoslaw Warenda SCJ
    http://www.dehon.it/it/index.php?option= com_k2&view=item&id=2324:lavori-in-corso-per-la-preparazione-al-capitolo&Itemid=77
    Tradução de E&L

Comments are closed.