Banner
Dehonianos - Província BSPDestaquesREUNIÃO CONJUNTA DAS COMISSÕES DE FORMAÇÃO DA BRM, BRE E BSP

REUNIÃO CONJUNTA DAS COMISSÕES DE FORMAÇÃO DA BRM, BRE E BSP

 

Dia 14 de novembro de 2018 realizou-se no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul/SC, a Reunião Conjunta das Comissões de Formação das Províncias BRM, BRE e BSP. Nessa reunião estavam presentes o mestre de noviços, P. Rubens Rieg; o diretor do Seminário São José de Rio Negrinho, P. Diego Martins; o formador do Convento Sagrado Coração de Jesus de Brusque, P. Miguel da Silva; o diretor do Convento Sagrado Coração de Jesus de Taubaté, P. Djalma Lúcio M. Tuniz; o formador da Teologia Ir. Valdemar Érico Scramin; e, o mestre de Postulantes de Barretos, P. Ronaldo Neri. Não pode estar presente a comissão formativa da BRE.

Esse encontro tem como objetivo principal alinhavar o trabalho formativo dos períodos conjuntos da formação entre as Províncias, nas etapas do postulantado, do noviciado e da teologia. Busca também oferecer um momento de partilha e troca de experiência entre os formadores destas etapas. E por fim, deseja criar espaços formativo para todos os formadores das três Províncias.

Na manhã de quarta-feira os religiosos presentes partilharam suas experiências, sentimentos, lutas e desafios, no trabalho que a eles foi confiado. Na parte da tarde fez-se um breve estudo do “Documento Final do Sínodo dos Bispos Sobre a Juventude, Fé e Discernimento Vocacional”. Refletiu-se sobre algumas problemáticas vigentes das etapas em questão, como por exemplo, o acompanhamento psicológico dos formandos, estudo do inglês, deficiência intelectual, período ideal do tirocínio, maturidade e coerência dos formandos, Ratio Formationis Provincialis, entre outros. Comprometemo-nos a fortalecer e intensificar a comunicação entre as Províncias no que tange à dimensão formativa das etapas conjuntas. Por fim, definiu-se as datas do calendário para 2019:

  • Encontro de Formadores da América Latina: 6 a 9 de maio de 2019;
  • Formação Conjunta de Formadores BRM, BRE e BSP: 15 a 17 de julho

de 2019;

  • Reunião Conjunta das Comissões de formação BRM, BRE, BSP: 15 e

16 de novembro de 2019.

Acredita-se que esses encontros são essenciais para que o trabalho formativo das três Províncias caminhe segundo o espírito carismático que Padre Dehon sonhou. Deseja-se uma formação de qualidade, que seja capaz de oferecer aos novos membros a possibilidade de viver com sinceridade e amor a vocação que um dia abraçaram.

Ir. Valdemar Érico Scramin (Formador da Teologia em Taubaté/SP).

Comments are closed.