Banner
Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasSOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NO VALE DO PARAÍBA

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NO VALE DO PARAÍBA

Respirando ainda os ares e as memórias dos 100 anos da Presença Dehoniana em Taubaté, o Convento Sagrado Coração de Jesus – Conventinho – celebrou o Tríduo em preparação à Grande Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Foram três dias nos quais celebramos as virtudes da Humildade, Paciência e Caridade – marcas indeléveis do Coração manso e humilde do Cristo.

Iniciando as celebrações o Reitor do Seminário Arquidiocesano de São Paulo, Pe. Cícero Alves França, que esteve assessorando o Curso sobre Direção Espiritual aos fratres e irmãos da BSP e dos Camarões, refletiu sobre a humildade do Coração de Jesus que deve também acompanhar aqueles que desempenham importante papel na orientação dos fiéis quanto a ouvirem a vontade de Deus em suas vidas.

No segundo dia do Tríduo tivemos a participação dos Amigos do Coração. É o dia em que o Conventinho celebra a Santa Eucaristia juntamente com o povo de Taubaté e região. Pe. Djalma, reitor da Casa, ressaltou a importância de se cultivar a paciência, esta que está na contramão da ansiedade que vem se tornando cada vez mais comum, inclusive entre os religiosos e sacerdotes.

A instituição dos Ministérios do Leitorado e Acolitado marcou o último dia de celebrações do Tríduo que foi presidida pelo Superior Provincial da BSP, Pe. Ronilton Souza de Araújo. Os fratres do primeiro ano de Teologia da BSP e dos Camarões receberam o Ministério de Leitor e os fratres do Segundo Ano de Teologia receberam o Ministério de Acólito. Participaram ainda, neste dia, a comunidade religiosa do Seminário Dehoniano bem como os seminaristas da Filosofia que animaram e abrilhantaram a celebração.

Na sexta-feira, 28, todo o setor 2 – região Vale do Paraíba – se reuniu na capela do Conventinho para a Solene Celebração Litúrgica do Coração de Jesus. Muitos religiosos dehonianos se fizeram presentes bem como alguns padres da Diocese de Taubaté, além dos seminaristas dehonianos da Filosofia e os colaboradores do Convento. Concelebrou, ainda, conosco nosso superior Provincial, Pe. Ronilton.

Pe. Cleber Sanches, coordenador do Setor II, presidiu a celebração e exortou a todos a configurarmos o nosso coração ao Coração do Mestre Jesus Cristo, Bom Pastor, Ele que é o fundamento de todo o sacerdócio. Salientou ainda que o nosso sacerdócio não é apenas um ofício a ser seguido, mas é antes um Sacramento e que a “nossa vida religiosa será um anúncio de que outra forma de viver é possível, se colocarmos o Cristo a nossa frente!”

Após a celebração à Mesa da Palavra e da Eucaristia foi a hora e a vez da mesa da partilha, onde todos puderam se deliciar com o tradicional churrasco servido em nosso Rancho, nas dependências do Conventinho, churrasco este que foi enriquecido com a famosa “Costela fogo de chão” preparada pelos fratres de nossa casa.

A Solenidade do Coração de Jesus é sempre um momento oportuno de nos encontrarmos e partilharmos a vida, as alegrias e os desafios da fraternidade e da missão. Enquanto religiosos dehonianos devemos sempre ter os olhos fixos no Senhor, sem desviar para a direita ou para a esquerda, pois “é do Coração de Cristo, aberto na cruz, que nasce o homem de coração novo” (Cst. 3).

Fr. Carlos Antonio Flôr, scj (Pela Comunidade do Conventinho).

Comments are closed.