Banner
Dehonianos - Província BSPDestaquesTESE INÉDITA SOBRE PADRE DEHON

TESE INÉDITA SOBRE PADRE DEHON

Foi um dia memorável para o Dr. David Neuhold e para a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos). Numa sala lotadíssima, da Université de Miséricorde, de Fribourg (Suíça), no dia 23 de março, concluiu-se o processo de habilitação universitária do Dr. David Neuhold. O trabalho apresentado para tal qualificação traz o título de Die Kirche, das Geld und die Nation – Historisch-kritische Blicke auf P. Léon Dehon (1843-1925), Gründer einer modernen Kongregation [A Igreja, o dinheiro e a nação. Olhares histórico-críticos sobre P. Léon Dehon (1843-1925), Fundador de uma Congregação moderna].

Para este projeto a Congregação dos Dehonianos entrou em novos territórios. Pela primeira vez na sua história, desde 2014, financiou um trabalho histórico sobre o seu Fundador, executado por um não dehoniano, o que corresponde aos atuais standard acadêmicos da historiografia. Isso também incluía a avaliação anual dos progressos do projeto por parte dos professores Franziska Metzger (Luzern) e Mariano Delgado (Fribourg).

No Centro Studi Dehoniani, encarregado pelo governo geral de acompanhar o trabalho de Neuhold, muito depressa cresceu a convicção de haver encontrado o homem certo para um tal trabalho. Com efeito, o Dr. Neuhod demonstrou uma impressionante capacidade de acessar as fontes (publicações de Dehon, correspondências, dados inéditos…) de modo rápido, completo, temático. Acrescente-se a isso a sua competência em apresentar Dehon à luz de uma variedade de contextos temáticos e até mesmo conflitantes. Dessa forma, abriu novas perspectivas sobre o Fundador da Congregação dos Dehonianos.

Esta avaliação espelha também a nota dos examinadores da sua tese: “Além de ampla coleta de fontes primárias, a força do trabalho consiste numa abordagem que combina perspectivas culturais, institucionais e devocionais de historiografia”. No conjunto se atesta ao trabalho do Dr. Neuhold “de contribuir significativamente ao estudo da história, da devoção e da teologia entre 1.800 e 1.900, à compreensão aprofundada das ideias da crise modernista, à difícil relação entre nação e religião, nos tempos da questão Dreyfus, ao modo de proceder do Santo Ofício, ao desenvolvimento da doutrina social da Igreja Católica e à espiritualidade de uma Congregação moderna antes da Guerra Mundial de 1914-1918”. No seu estudo Neuhod mantém, sempre, uma distância crítica com Dehon, por ele mesmo descrito como “personalidade fascinante, ambivalente e potente”.

Sob a coordenação do Centro Studi Dehoniani, uma versão extensa da referida tese de habilitação universitária será a base para as traduções em inglês e italiano, que iniciarão depois do mês de outubro.

P. Stefan Tertünte SCJ, Coordenador do Centro Studi Dehoniani http://www.dehon.it/it/index.php?option=com_k2&view=item&id=2318:non-dehoniano-studia-il-fondatore&Itemid=77
Tradução de E
&L

Comments are closed.