Carisma Partilhado

Os diversos modos de ser Dehoniano

Existem diversas maneiras de viver a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus do modo como foi inspirada por Deus ao Padre Dehon:

1. Consagrados na vida religiosa: padres e irmãos que vivem sua consagração, em vida comunitária, pela profissão dos votos de castidade, pobreza e obediência, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

2. Consagradas na vida religiosa: religiosas que vivem sua consagração pela profissão dos votos.

No Brasil temos a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, fundada por Pe. Aloísio Boing em 02/08/1974 em Jaraguá do Sul, com sede atual em Nereu Ramos.

3. Consagrados na secularidade: homens e mulheres que vivem sua consagração fazendo os três votos em um instituto secular marcado pela espiritualidade Dehoniana. Citamos dois institutos: Companhia Missionária do Sagrado Coração (Itália) e Missionários do Amor Misericordioso do Coração de Jesus (Portugal).

4. Leigos Dehonianos: homens e mulheres, solteiros ou casados, que vivem a espiritualidade dehoniana no ambiente onde vivem e procuram levar o projeto dehoniano a todos os lugares e ambientes pelo seu compromisso apostólico.

5. Novas iniciativas Apostólicas: existem outras modalidades de participação no carisma dehoniano. A Missão Dehoniana Juvenil é uma delas. Surgem ainda algumas experiências novas de vida fraterna e apostolado de promoção humana, em fase de discernimento.

Está formada assim, aquela que costumamos chamar de Família Dehoniana.

Notícias

22
abr

Falecimento Pe. Paulo Hulse, scj

05
abr

Renomeação do Provincial da BSP – P. Eli Lobato dos Santos

23
jan

Nova Diretoria da ADBM

24
nov

Comunicar é envolver-se!

23
nov

20 anos da Presença Dehoniana em Barretos-SP