Dehonianos - Província BSPArtigosDia 26 de Novembro: Celebração dos Mártires Dehonianos

Dia 26 de Novembro: Celebração dos Mártires Dehonianos

Já no ano 2000, o então Superior Geral, P. Virginio Bressanelli, ao anunciar à Congregação a aprovação do Decreto de martírio do Beato Juan Maria de la Cruz, convidava-nos a “recuperar a memória histórica daquelas figuras significativas, irmãs e irmãos nossos, que podem ser modelos e estímulo para viver com maior intensidade a vocação e a missão que temos na Igreja e no mundo de hoje” (18.12.2000, prot. 286).

Aos 31 de maio de 2004, o Superior Geral, P. José Ornelas Carvalho, comunicava à Congregação a instituição da Jornada da Memória Dehoniana, a ser celebrada, todos os anos, no dia 26 de novembro, dia da morte de Dom Wittebols, junto com outros confrades do Congo. “A morte de Dom Wittebols, com parte de seu presbitério, nos fala de um testemunho na Igreja e com a Igreja, uma Igreja mártir e missionária”. Neste ano propomos dar ênfase à figura do nosso confrade P. Martino Capelli. Há 75 anos, no dia 1o de outubro de 1944, foi morto pelos nazi- fascistas alemães, junto ao salesiano P. Elia Comini e outros 39 homens, mulheres e crianças, em Pioppe di Salvaro (a cerca 30 km de Bologna, Itália). No massacre de Monte Sole, também conhecida como a chacina

de Marzabotto, entre 29 de setembro e 05 de outubro, foram mortas 1830 pessoas. Nessa vigília gostaríamos de aproximar-nos à pessoa e à vida do nosso confrade P. Martino Capelli, ao seu desejo missionário, à paixão por seu povo e à sua disponibilidade para o martírio.

Oração
Deus, grande na bondade, com amor nos chamaste a fazer da nossa vida um dom a ti e para nossos irmãos.
Contemplamos, neste dia, o exemplo de tantos dehonianos que, com seu testemunho até o sangue, proclamaram a grandeza do teu amor. Dá-nos a graça de conhecer mais profundamente, de assumir mais generosamente, as histórias de vida ofertadas até o último respiro, para a tua glória e para a salvação do mundo.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que é Deus e vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Do Site da Congregação (http://dehoniani.org./). Tradução da Equipe de E&L.

Comments are closed.