Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasA CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA NO CONVENTINHO

A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA NO CONVENTINHO

Em meio a treva a luz resplandeceu

 

A comunidade religiosa do Conventinho, apesar do impedimento de realizar a semana santa como comumente era feita, junto do povo, pode celebrar vivamente esse tão grande momento para a vida de fé, razão de nossa salvação. Nenhum momento foi descuidado e tudo foi muito bem preparado para fomentar em seu meio o espírito propício de oração para vivenciar o mistério sacro da Páscoa de nosso Senhor. Cada detalhe foi desenvolvido e pensando, também, para permitir a interação de modo virtual com os benfeitores da casa – os Amigos do Coração – que, devido a pandemia, não poderiam participar em suas comunidades locais das missas.
Para tanto contou-se com a augusta presença do Pe. Zezinho que presenteou a todos, com sua lucidez teológica, proferindo as pregações de alguns dos momentos fortes e típicos da espiritualidade desta semana, juntamente com Pe. Joãozinho Almeida que foi o presidente das celebrações eucarísticas. Ambos conseguiram, por meio das palavras e dos gestos, favorecer o ambiente mais propício para meditarmos e sermos tocados pelo próprio Cristo que, concomitantemente, chegou aos corações de milhares de pessoas que, através das telas de seus computadores, televisões ou celulares puderam acompanhar cada momento.
Em cada dia da semana foi privilegiada a meditação de um ponto importante do mistério pascal de Jesus, seguindo a tradição esquematizada da piedade popular brasileira que enriquece a espiritualidade da Semana Santa. Na segunda-feira, conduzidos pelas palavras do Pe. Zezinho, meditamos as dores de Maria Santíssima e rezamos por todas as mulheres que choram as dores da humanidade. Na terça-feira a meditação focou-se nos passos dolorosos de nosso Senhor e rezamos pelos caminhos sangrentos do homem de hoje. Na quarta-feira realizamos a celebração do encontro e pedimos ao Senhor o fim da cultura da divisão e suplicamos a busca da unidade. E, por fim, o tríduo pascal foi tomado pela rica liturgia prescrita pela mãe Igreja.

 

 

Fr. Giovane Chagas Rosa SCJ (1º Ano de Teologia)

Comments are closed.