O rosto Jovem do Carisma

Jovens do Coração de Jesus

A Juventude Dehoniana (JD) é um movimento de jovens nascido na década de 90, que tem como objetivo principal promover o crescimento humano e cristão dos jovens, ajudando-os no discernimento vocacional, no compromisso de fé e na inserção ativa na vida da Igreja.

O projeto Juventude Dehoniana está inserido na dinâmica da Família Dehoniana, ou seja, é o modo de evangelizar a juventude e promover o carisma dehoniano. Alcançar o coração dos jovens para o Coração de Jesus faz parte da nossa dinâmica de evangelização, sabemos que o jovem é o presente da Igreja e, sendo assim, queremos formar, catequizar, humanizar e gerar liderança juvenil para a vida da Igreja.


Cinco pilares de seguimento da Juventude Dehoniana:

1. SOLIDARIEDADE – um jovem dehoniano entende que seu chamado é para a vivência da solidariedade e, aberto às necessidades de nossos tempos, reconhece o voluntariado como campo privilegiado de ação. É um jovem que está inserido em trabalhos voluntários em diversas áreas e faz dessa oportunidade de interação social um caminho de transformação e reparação de pessoas e do meio. De maneira privilegiada, as missões juvenis ocupam espaço de destaque!

2. ESCUTA DA PALAVRA – um jovem dehoniano se reconhece como caminhante e sabe que o “mapa” desse caminhar está impresso na Palavra de Deus. No seu dia-a-dia, a leitura orante da Palavra é parte integrante de suas atividades e, quando em comunidade, privilegia a leitura e reflexão do Evangelho, iluminando suas atitudes e promovendo novos horizontes nas suas escolhas.

3. EUCARISTIA – um jovem dehoniano contempla a Eucaristia, fazendo da Adoração ao Santíssimo uma forma privilegiada de oração comunitária e pessoal. A partir dessa prática, se reconhece chamado a partilhar sua vida, numa verdadeira oblação pela humanidade. Consciente de sua força renovadora, é um jovem que parte da Eucaristia para o encontro com os outros, promovendo uma verdadeira revolução fraterna.

4. POLÍTICA – um jovem dehoniano está atento com a realidade social, lendo jornais, revistas, conhecendo sua comunidade, sua paróquia, os problemas sociais, os documentos da Igreja, especialmente no campo da Doutrina Social, e usando os meios de comunicação social para divulgar nosso carisma reparador espalhando a Boa Nova.

5. AMOR – um jovem dehoniano é especialista em amar. Por viver intensamente a solidariedade, contemplando a entrega maior de Cristo na Eucaristia, ouvindo a Palavra que promete vida em abundância, atento ao clamor incessante de nossa sociedade, é um jovem que reconhece o mandamento cristão do amor como essência e fundamento de todas as relações, inclusive consigo mesmo. Num caminho de autoconhecimento, faz da vida de oração e comunitária espaço para o encontro com Deus.


Essa identidade é assumida pela Juventude Dehoniana no Brasil, concordando que nossos grupos espalhados em todo o país precisam contemplar nas suas atividades este jeito dehoniano de ser Igreja. Uma reunião de jovens dehonianos precisa estruturar-se de forma que:

a) Atividades de voluntariado, especialmente as missões juvenis, sejam consideradas como principal meio de atuação na Igreja;

b) A Adoração ao Santíssimo sempre será forma privilegiada de oração comunitária;

c) O estudo (formação) de documentos da Igreja e assuntos político-sociais precisam fazer parte das reflexões;

d) A participação em retiros propostos pelas paróquias ou dioceses e a promoção de momentos formativos ou celebrativos com jovens da comunidade ajudam no crescimento espiritual e humano.

O projeto Juventude Dehoniana está sendo organizado em cada província do Brasil e no exterior. Engloba uma pluralidade de ações juvenis, e tem como pilar primordial de trabalho a difusão do carisma dehoniano. A Juventude Dehoniana agrega jovens em diversas etapas de crescimento da fé: alguns jovens já fizeram o compromisso como jovens Dehonianos, outros estão a preparar-se para o fazerem, outros estão a conhecer e a dar os primeiros passos no movimento. São jovens empenhados nas suas paróquias como animadores de grupos de jovens, catequistas e outros que pertencem aos grupos de jovens paroquiais ou jovens interessados no aprofundamento da vida cristã.

As atividades desenvolvidas são de diversos âmbitos: encontro nacional, encontro internacional, cursos de formação de animadores, encontros de espiritualidade, retiros, jornadas de pastoral juvenil, conferências, caminhadas e passeios, semanas da juventude, entre outras.

 

Notícias

22
abr

Falecimento Pe. Paulo Hulse, scj

05
abr

Renomeação do Provincial da BSP – P. Eli Lobato dos Santos

23
jan

Nova Diretoria da ADBM

24
nov

Comunicar é envolver-se!

23
nov

20 anos da Presença Dehoniana em Barretos-SP