Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasDOM JOSÉ ORNELAS, NOMEADO BISPO DE LEIRIA-FÁTIMA

DOM JOSÉ ORNELAS, NOMEADO BISPO DE LEIRIA-FÁTIMA

Prioridades: caminho sinodal e atenção às periferias

A 28 de Janeiro de 2022 o Papa Francisco nomeou D. José Ornelas Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, na qual se situa o Santuário de Fátima centro de peregrinação de milhares de fiéis de todo o mundo. D. José Ornelas assume como prioridades do seu ministério o caminho sinodal e à atenção às periferias.
O Papa Francisco nomeou a 28 de Janeiro de 2022 o nosso confrade D. José Ornelas como bispo da Diocese de Leiria-Fátima, sucedendo no cargo ao Cardeal D. António Marto, que tinha apresentado a sua renúncia por motivos de saúde.
D. José Ornelas tem 68 anos e estava à frente da Diocese de Setúbal desde 2015, ano em que foi ordenado bispo, após ter concluído 12 anos como Superior Geral da Congregação.
A tomada de posse, na Catedral de Leiria, está marcada para o próximo dia 13 de Março. Na mensagem dirigida à Diocese de Setúbal, que serviu até agora, D. José Ornelas afirma: “Nesta ocasião, sinto um misto de sentimentos contrastantes, que não é fácil de exprimir, mas que posso resumir em duas atitudes, de Jesus e de Maria, pelas quais tenho procurado orientar a minha vida ao serviço do Evangelho.
A carta aos Hebreus exprime a atitude e a missão de Jesus com as seguintes palavras: “Eis-me aqui para fazer a tua vontade” (Hb 10,7) e Maria, Mãe e modelo da Igreja, responde ao mensageiro de Deus declarando: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Foi procurando assumir essa disponibilidade que cheguei a Setúbal, há seis anos; e é com a mesma atitude que agora parto para Leiria Fátima”.

Na saudação aos cristãos da nova diocese sublinha a necessidade do caminho sinodal e da atenção às periferias: “Juntos procuraremos escutar o chamamento de Deus a toda a Igreja, convocada para um caminho sinodal de escuta, comunhão participada e missão. […] Aprendamos a ser uma Igreja cuidadora de todos, especialmente dos mais pequenos e frágeis como ela fez com os pastorinhos, aos quais se revelou, consolou, fortaleceu e deu esperança, para vencerem inúmeras dificuldades, como a pandemia, a doença, a guerra e a própria morte”.

A Diocese de Leiria-Fátima tem por padroeiros Nossa Senhora de Fátima e Santo Agostinho. Foi criada, a pedido do rei D. João III, pelo Papa Paulo III na bula ‘Pro excellenti’, a 22 de Maio de 1545 e extinta, por motivos políticos, a 4 de Setembro de 1882.

Foi restaurada por Bento XV a 17 de Janeiro de 1918. A 13 de Maio de 1984, por decreto da Congregação dos Bispos, confirmado pela bula ‘Qua pietate’, de João Paulo II, foi dado à diocese o título de Leiria-Fátima. O território da diocese tem 1700 quilómetros quadrados e nele vivem mais de 250 mil pessoas.
D. José Ornelas, ordenado bispos a 25 de Outubro de 2015, é o sexto bispo da Diocese Leiria-Fátima após a restauração.
O novo bispo de Leiria-Fátima, tem como lema episcopal “O Filho do Homem veio para servir e dar a vida”. A 16 de Junho de 2020 D. José Ornelas foi eleito Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa para o triénio 2020-2023.
Desejamos ao nosso confrade D. José Ornelas um profícuo ministério nesta diocese que lhe foi confiada. Que o Senhor o acompanhe e a Virgem Maria o proteja neste novo serviço ao povo de Deus.

 

Pe. Zeferino Policarpo SCJ (https://www.dehoniani.org/).

mfn-post-love:
0

Comments are closed.