Dehonianos - Província BSPDestaquesIII ENCONTRO LATINO-AMERICANO DOS IRMÃOS DEHONIANOS

III ENCONTRO LATINO-AMERICANO DOS IRMÃOS DEHONIANOS

Sou chamado a ser Irmão
Animados pela experiência realizada na Argentina em 2015 e no Chile em 2017, realizamos no Brasil, nos dias 08 a 12 de julho deste presente ano, o terceiro encontro latino-americano dos irmãos dehonianos. Esse encontro tem como objetivo congregar os “Religiosos Irmãos” da América Latina para um período de formação permanente. Estavam presentes no encontro o Ir. Antônio Carlos Gonçalves (BSP), Ir. Diego Díaz (USA), Ir. Ederson Krause (BRM), Ir. Irineu da Silva Apolinário (BSP), Ir. Itaianan Bozza Vieira (BRM), Ir. Marcelo Rogério do Rosário (BSP), Ir. Mauricio Oyarzún (CHI) e Ir. Valdemar Érico Scramin (BSP). Os demais irmãos que não puderam vir estavam em sintonia através da oração e dos meios de comunicação como skype, whats app e email.

Na manhã do dia 08 julho (segunda-feira), abrimos o encontro com uma celebração eucarística no provincialado, presidida pelo P. Ronilton. Após o almoço nos deslocamos para Taubaté para conhecermos as casas de formação da filosofia, teologia e a Faculdade Dehoniana. Ao cair da tarde, fomos para o Mosteiro São João, em Campos do Jordão, onde as Irmãs Beneditinas nos acolheram em sua hospedaria até o dia 12 de julho. Lá vivemos mais assiduamente esse tempo de partilha, oração e estudos. Durante este período, reservamos ainda uma tarde para rezar e celebrar o “sim” de nossa vocação com o “ecce ancilla” de Maria, no Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Na manhã do dia 12 de julho retornamos para São Paulo para conhecermos a obra do Instituto Meninos de São Judas Tadeus e nos encantamos com a missão e o trabalho que nossos religiosos desenvolvem neste lugar. Destacamos a obra como um lugar propício para o trabalho religioso e para o apostolado social.

Por fim, redemos graças à Congregação por nos permitir refletir e partilhar sobre nossa vocação específica e hoje temos clareza de que estes encontros nos têm fortalecido vocacionalmente e nos impulsionado a sermos ainda mais fiéis ao carisma recebido e ao chamado de Deus.

Ir. Valdemar Érico Scramin, scj (Organizador do III Encontro).

Comments are closed.