Dehonianos - Província BSPArtigosMEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

MEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

 

Conventinho de Taubaté. Os Dehonianos no Vale do Paraíba

11.9. Atuação evangelizadora de padre Zezinho
Padre José Fernandes de Oliveira nasceu em Machado, Sul de Minas, em 8 de junho de 1941. Aos dois anos de idade veio, com seus pais, morar na Vila São Geraldo, Taubaté. A convivência com os padres e estudantes do Conventinho despertou nele a idéia de ser padre.

Ingressou no seminário e, após os estudos filosóficos, foi para os Estados Unidos onde fez Teologia e aprendeu técnicas para trabalhar com promoção vocacional e adolescentes. Quando voltou ao Brasil, recebeu a incumbência de trabalhar com os jovens na paróquia de São Judas Tadeu, em São Paulo. Na verdade, esse trabalho com os jovens era a Pastoral da Juventude. Para ter o acesso ao mundo jovem, o padre Zezinho empregou a arte da música e dos livros como instrumentos de evangelização.

Desde julho de 1978, padre Zezinho reside no Conventinho. É aqui, que ele, nestes últimos 18 anos, vem escrevendo os seus livros, artigos para 22 revistas, gravando os programas radiofônicos, compondo suas músicas e preparando os “shows” para serem apresentados pelo Brasil afora. Para os “shows” e apresentação de temas de evangelização, costuma valorizar os grupos de jovens das paróquias do Vale Paraíba e até mesmo os grupos de jovens das cidades onde se apresenta. Trabalha com a Editora do Santuário Aparecida (SP). Há 16 anos faz quatro programas semanais na Rádio Aparecida.

Basicamente faz EVANGELIZAÇÃO DE MASSA. É através de shows, palestras e retiros que ele atinge as famílias, o mundo jovem e o público em geral. Padre Zezinho tem um repertório de obras com  mais de 320 títulos publicados entre livros, discos, vídeos e filmes. Hoje ele é um dos nomes mais conhecidos da Igreja Católica no Brasil e no exterior. Seus livros ultrapassam o cômputo de 70 títulos. Desses, 45 estão no prelo para a reedição. Muitos desses livros foram traduzidos para outras línguas, como inglês, espanhol e italiano. São mais de mil artigos publicados em todo o mundo. As letras e melodias são mais de 1.500 canções compostas e gravadas nestes últimos  25 anos. Dos 75 discos,  45 foram traduzidos para o inglês, italiano, espanhol e holandês.

Para anunciar a Boa Nova para o mundo jovem, padre Zezinho fez-se presente em quatro continentes (menos Austrália {Oceânia?}), em quarenta países {informações de José Fernandes (1996)}.

José Francisco Schmitt SCJ.

 

Comments are closed.