Dehonianos - Província BSPArtigosMEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

MEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

Dehonianos na Missão: Maranhão e Pará
Distrito Brasil São Luís

Síntese introdutória

A missão no Maranhão foi aceita por insistência da Nunciatura Apostólica. A Província assumiu três paróquias no Maranhão: Monção, Pindaré-mirim e Santa Inês, na Diocese de Viana. Ao longo desses 35 anos, outras paróquias foram assumidas.

Em 18 de novembro de 1991, criou-se a Região do Maranhão, que hoje atua em sete paróquias, possui vinte membros e duas casas de formação: o Centro Vocacional Dehoniano, em São Luís, para os seminaristas propedêutas; a Casa Sagrado Coração de Jesus, para os da Filosofia.

P. Humberto Penso assumiu a paróquia de São Pedro Apóstolo, em Pindaré Mirim/MA, no dia 26 de novembro de 1968. No dia 1º de dezembro, P. Antônio Clemente Dingler assumiu a Paróquia São Francisco Xavier, em Monção/MA. Santa Inês foi assumida no dia 1º de janeiro de 1969.

 

Nossas Casas de Formação

Centro Vocacional Dehoniano – São Luís/MA

O Centro Vocacional Dehoniano existe desde 1993 e acolheu, desde o seu início, os estudantes do curso de filosofia. Atualmente ele acolhe a primeira etapa de formação dos seminaristas da nossa Congregação, aqui no Maranhão.

Esta etapa é chamada de Propedêutico. É o início da caminhada dos vocacionados jovens e adultos que pretendem seguir a Jesus Cristo por meio da vocação religiosa e presbiteral. O propedêutico tem por finalidade ambientar o vocacionado à vida comunitária, oferecer meios para desenvolver sua vida espiritual, intelectual, pastoral, além de ajudar o vocacionado a discernir melhor a sua vocação.

 

 

Casa Sagrado Coração de Jesus – São Luís/MA

No ano de 1996 foi adquirido um terreno de 4.000 m² na Cohama, “Cantinho do Céu”. Neste terreno já havia uma casa construída, que hoje é a Sede do Distrito BSL.

O Superior naquela época fez um projeto para conseguir fundos e construir um seminário neste local. No dia 14 de Março de 1998 foi inaugurada, então, a Casa Sagrado Coração de Jesus, que acolhe nossos seminaristas que cursam Filosofia.

Comments are closed.