Dehonianos - Província BSPArtigosMEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

MEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

MEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

Paróquia São Francisco de Assis, Marabá/PA

A Paróquia São Francisco de Assis (Marabá), foi criada no dia 29 de julho de 1988. A convite do bispo D. Jose Furalosso a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), chegaram a Diocese em 2006.  D. José Foralosso enfatizou que vê como sinal de Deus a possibilidade de estarmos (Dehonianos) assumindo um trabalho missionário em sua diocese. Ele colocou à disposição da Região três paróquias: Nossa Senhora da Conceição, São Francisco e uma a ser criada na periferia da cidade. Das três que foram apresentadas, concluímos que a mais adequada é a Paróquia São Francisco. Ela possui uma população de 60.000 habitantes, está situada no centro da cidade, tem três comunidades na área urbana, doze comunidades na zona rural, possui uma ótima estrutura para o desenvolvimento das celebrações e atividades pastorais, dispõe de recursos para se manter, inclusive, com a possibilidade do funcionamento de uma livraria e loja de artigos religiosos.

A Paróquia São Francisco está sob os cuidados dos padres jesuítas. Eles estão deixando esta paróquia para assumir algumas comunidades da periferia. Como eles não têm padres para dar continuidade à assistência nesta paróquia, deverão deixa-la no final deste ano. Preocupado com a continuidade dos trabalhos que nela vêm sendo desenvolvidos, D. José insistiu muito para podermos assumi-la.

Após a visita, concluímos ser necessário fazer um esforço para contribuirmos com a diocese de Marabá. A partir do nosso carisma, poderemos desenvolver um trabalho que corresponda às necessidades daquela Igreja local.

A Paróquia São Francisco abrange 3 comunidades urbanas contando com a matriz e 5 comunidades no interior ou zona rural. Foi assumida pelos padres Dehonianos no dia 01 de março de 2006.

Para esse pastoreio nesta frente missionária, nomearam em 2006 o pároco Pe. Mário José Maestri scj e os Fratres Daniel Antonio de Carvalho Ribeiro, scj e Claudemir Marcelo de Faria, scj. Teve como vigários: Pe. Luis Siqueira Machado; Pe. Ivo Almani; Pe. Alcides Pedrini e Pe. Julio César da Costa. Em 2014 o Pe. Vitor de Jesus Nascimento assumiu como pároco e seu vigário foi Pe. Inâncio Dalcin. Neste mesmo ano de 2014 o Pe. Inâncio Dalcin assume como Pároco e recebe o vigário Pe. Sebastião Pitz em 2015 o vigário Pe. Luis Claudio Casarim.

Distrito Brasil São Luís.

 

Comments are closed.