Dehonianos - Província BSPArtigosMEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

MEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

Paróquia São Francisco de Assis (Parauapebas/PA)


Dehonianos na Missão: Maranhão e Pará

A Paróquia São Francisco de Assis de Parauapebas foi fundada em 18 de novembro de 2010 e assumida pelos padres dehonianos no 05 de fevereiro de 2011.

A Senhora Carmelita Felise da Silva, chegou a Parauapebas em junho de 1984, e a própria relata que na cidade não havia nenhuma igreja. A comunidade se reunia aos domingos, inicialmente em um barraco coberto de cavaco e chão batido. O barraco era de uma senhora chamada Valdora que cedia o local para as celebrações aos domingos. Algumas das Irmãs Filhas do Amor Divino vinham de Eldorado dos Carajás, cidade a 77 km de Parauapebas, para presidir as celebrações porque as missas eram celebradas apenas uma vez ao mês, por um padre que vinha de Marabá e se chamava Nelmo Ten Kathen.

Logo a Senhora Valdora pediu o local e ficaram sem espaço para as celebrações. Foi, então que Carmelita conseguiu arrumar uma garagem em frente à praça do cidadão, na Rua JK que naquela época era uma feirinha, propriedade do Senhor José Alípio. A pequena comunidade começou a se reunir na garagem do Senhor José Alipio. Vendo a necessidade de uma igreja, este começou, com muito esforço a construção de um barraco de madeira no referido terreno onde contou com a ajuda dos comerciantes da cidade. A igreja de madeira foi construída no final de 1985. A igreja ainda não tinha cobertura. Foi  então que o senhor Abdêmago Teles da Silva, que estava construindo uma obra de sua propriedade, próxima ao terreno da Igreja, convidou seus funcionários a fim de improvisar uma cobertura com plástico para que esta celebração acontecesse com mais segurança.

Aos quatro de outubro de 1985 foi inaugurada a igreja da Comunidade com a missa presidida por Padre Nelmo.Todas as pessoas que faziam parte da comunidade, depois de muitas reuniões e debate escolheram o nome de São Francisco de Assis por ter sido um homem pobre como os católicos da região e por ser ele um lutador na fé.

Assim a Igreja São Francisco de Assis foi a primeira igreja que surgiu em Parauapebas. Embora não tenha se tornado a primeira Paróquia, mas a segunda a ser erigida na cidade. A pracinha ao lado da igreja também ficou conhecida como Praça São Francisco, uma parte do terreno era do Sr. Antonio Braz, que possuía no local um moinho.

Em 18 de novembro de 2010 foi criada oficialmente a Paróquia São Francisco pelo então bispo da diocese de Marabá, Dom José Foralosso. Ele manifestou, em uma santa missa celebrada na Igreja São Francisco, que não desejaria outra paróquia com o nome de São Francisco na diocese, visto que já existia a paróquia de Marabá que levava o nome do santo e alegou também que isto poderia dar problemas no CNPJ. Assim um grupo de leigos da paróquia, sugeriu o padroeiro São Mateus, que foi aceito para acatar o desejo do bispo.

Diante dos constantes apelos da comunidade paroquial e o recente levantamento histórico da Paróquia, o atual bispo, Vital Corbellini, autorizou na reunião com os paroquianos, ocorrida no dia 23/02/14 domingo pela tarde a mudança do nome da Paróquia e do padroeiro. Assim sendo, a até então Paróquia São Mateus de Parauapebas, passa a partir de agora a se chamar Paróquia São Francisco de Assis. Qual não foi alegria e exultação do povo ao saber desta notícia na reunião e também na missa das 19h30h que tem a maior participação de fieis paroquianos.

O primeiro e atual pároco é Pe. EUGÊNIO VENZON que durante este tempo recebeu os seus auxiliares: Pe. Sergio Fábio Brevi, Fr. Manoel Júnior; Pe. José Marinho Sobrinho, e Pe. Aurélio Mariotto, Pe. Junio dos Santos Pereira e Pe. Reginaldo José de Souza.

Comments are closed.