Dehonianos - Província BSPArtigosMEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

MEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

Presença Dehoniana no Mato Grosso (2)

No início do novo milênio, com dezessete anos de presença missionária, era preciso dar um passo a mais, “avançar para as águas mais profundas”! Inicia-se o processo de acolhida e formação dos jovens vocacionados, com a inauguração do Convívio Vocacional, ou o Seminário Padre Dingler, em Novo Horizonte do Norte, no dia 14 de
novembro de 2000. Em fevereiro de 2001 foram acolhidos os primeiros seminaristas, sendo o Padre Darci Dutra o primeiro reitor e formador, juntamente com dois fratres.

No dia 13 de junho de 2001 foi criada e instalada a Paróquia Santo Antônio de Tabaporã. Em julho de 2001 inicia no Mato Grosso o trabalho da Missão Dehoniana Juvenil, com a vinda da Comunidade das Missionárias Dehonianas para Tabaporã. As Paróquias de Juara e de Tabaporã acolheram, ao mesmo tempo, os missionários jovens, os fratres e os Padres da Província que vieram para a primeira etapa da Missão Dehoniana Juvenil.

Em 2002 nossos primeiros seminaristas foram à Várzea Grande para o Curso de Filosofia na Faculdade SEDAC – Studium Eclesiástico Dom Aquino Correia. Moraram por dois anos no Seminário Sagrado Coração de Jesus, da Diocese de Juína, tendo os Fratres Cláudio Roberto Buss e Cleber Sanches, como formadores e professores.

Em 2003 o Pe. Renato Kuhnen foi nomeado Reitor e Formador do Seminário, bem como também responsável para acompanhar a reforma e ampliação da casa, comprada pela Província, para ser o futuro Seminário de Filosofia. No dia 10 de março de 2004 foi então inaugurado e instalado o Seminário de Filosofia Padre Dehon, foi dada a posse ao Reitor e Formador Pe. Renato Kuhnen, durante a celebração da Santa Missa e com a bênção de Dom Bonifácio Piccinini, bispo de Cuiabá, estando presentes o Superior Provincial Pe. Paulo Hülse, os padres dehonianos, fratres, seminaristas e alguns amigos benfeitores.

No ano de 2003, com o desmembramento da Província Brasil Meridional, em BSP – Província Brasil São Paulo, permanecendo a sede em São Paulo/SP, e a BRM – Província Brasil Região Meridional, com sede em Curitiba/PR, as duas Províncias assumiram juntas a região missionária do Mato Grosso, até o final do ano de 2010, sendo que de lá para cá pertence somente à Província Brasil São Paulo.

No dia 06 de fevereiro de 2011, a Província assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, na Arquidiocese de Cuiabá, Bairro Pedra 90, com o objetivo também de apoio ao Seminário, ao trabalho e à experiência pastoral dos seminaristas. No dia 05 de fevereiro de 2012 assumiu a aróquia Sant’Ana de Chapada dos Guimarães, na iocese de Rondonópolis. No dia 28 de dezembro de 2012 foi criada e instalada a Paróquia da Santíssima Trindade de Itanhangá, desmembrada de Tapurah. No dia 09 de julho de 2017 foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística, segunda Paróquia em Lucas do Rio Verde.
A Missão Dehoniana Juvenil realizada, com suas três etapas, em seis Paróquias e um Assentamento, já despertou vários jovens para a vocação sacerdotal e continuará firme no trabalho para os próximos anos.

No momento atual estamos focados na construção da nova casa do Seminário Padre Dingler e também a Sede do futuro Distrito, que foi transferido de Novo Horizonte do Norte para Lucas do Rio Verde, com melhores perspectivas econômicas, de estudos e de logística.

A Região Missionária do Mato Grosso, Setor VI, ao longo destes 37 anos, foi sendo consolidada e vive com grandes perspectivas de crescimento, em número de religiosos missionários e também da vivência do carisma dehoniano no Mato Grosso. Existe também uma animação vocacional, o bom funcionamento dos dois Seminários e que contribuíram para a formação e ordenação de quatro sacerdotes.

A evangelização está acontecendo nas Paróquias através das Pastorais e dos Movimentos, das celebrações, da formação de lideranças e da Missão Dehoniana Juvenil. Há também uma boa consciência de vida fraterna e de partilha, do caixa comum e uma preocupação com a autossustentação. O Sítio Cachoeira está sendo bem administrado, com bons e seguros rendimentos. O sonho e a esperança é caminhar para o futuro Distrito.
Hoje a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, através da Província Brasil São Paulo, está presente no Mato Grosso em três Dioceses: Cuiabá, Diamantino e Sinop; com dois Seminários: Padre Dingler, em Lucas do Rio Verde e Padre Dehon, em Várzea Grande; em nove Paróquias, com dezenove Padres, um Irmão e um Frater em Tirocínio, alguns fratres estudantes e vários seminaristas.

 

 

Pe. Paulo Müller SCJ (atualizado em 12 de novembro de 2020).

Comments are closed.