SCJ, 10 ANOS DE PARAGUAI

“Dehonianos: É necessário ir ao povo”

“É necessário ir ao povo!”, disse Padre Dehon. Motivados por esse chamado, assumimos a missão no Paraguai, cujos 10 anos de presença celebramos no dia 14 de agosto de 2020. A pedido do Superior Geral e em diálogo entre as Províncias BRM e ARG, e Distrito URU, decidiu-se formar uma comunidade dehoniana latino-americana. Assumimos o projeto “Misión Paraguay” com a chegada dos primeiros missionários, entre fevereiro e maio de 2010.

Nesses 10 anos formamos três comunidades no Paraguai: Limpio, com a casa central e as paróquias e as paróquias San Isidro, San Julián y San Jerónimo; Assunção, com a paróquia Santa Teresita del Niño Jesús; Alberdi, com as paróquias Sagrado Corazón de Jesús y Virgen del Rosario, respectivamente em Villa Oliva e em Villa Franca.

Atualmente, estamos em sete religiosos: PP.João Paulo, Arildo José, Juan Quinto, Cristhian Eduardo, Carlos Roberto, Cezar Hames e Mario Lovato.

A missão dehoniana no Paraguai, em sintonia com a Igreja local, procurou aproximar-se da realidade do povo formando comunidades, a partir do anúncio querigmático, acompanhando os jovens, assumindo iniciativas no âmbito da educação, promoção social e solidária, além de dar um perfil dehoniano aos projetos pastorais, segundo o carisma de Padre Dehon.

O povo respondeu favoravelmente à nossa presença e manifesta que nosso carisma de amor e reparação é uma verdadeira bênção, uma vez que as comunidades tiveram mudança significativa e qualitativa, sobretudo pela proximidade e cordialidade.
Esperamos continuar correspondendo ao desejo do nosso Fundador, em fazer surgir obras novas para tempos novos.

 

P. João Paulo Tabarelli Moreira SCJ (https://www.dehoniani.org/). Trad. E&L.

Comments are closed.