Dehonianos - Província BSPEventos NotíciasRoma 16-20/05: Encontro da Família Dehoniana

Roma 16-20/05: Encontro da Família Dehoniana

Acarta convite ilumina a motivação do Encontro da Família Dehoniana. Segundo ela, “nos últimos decênios, a partir da eclesiologia do Vaticano II, com a valorização da vocação cristã de todos os batizados, cresceu consideravelmente a consciência da oportunidade de partilhar com os leigos os carismas dos institutos religiosos. Em consequência, surgiram em torno a determinadas famílias religiosas novas formas de consagração e de grupos de leigos que, individual ou associadamente, optam pela espiritualidade específica de um carisma já reconhecido pela Igreja.

Também o carisma dehoniano foi agraciado por este movimento que o Espírito suscitou no Povo de Deus. A Família Dehoniana, realidade presente na Igreja há muitos anos, consolidou-se a partir do Encontro Internacional realizado em Roma no ano 2000 e foi assumida oficialmente pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus no Capítulo Geral de 2003. Ora se fazem necessários novos passos para seguir crescendo.

Desde 2012 um pequeno grupo de trabalho, reunindo-se periodicamente em Roma, começou a projetar a elaboração de novos subsídios de formação de leigos dehonianos, para preparar um Itinerário Formativo para quatro anos de formação continuada.

No ano de 2013, um bom número de especialistas de diferentes províncias deu uma preciosa colaboração ao projeto, elaborando 40 temas. Este esforço continua, sob a coordenação do primeiro grupo que, além disso, está preparando um Encontro Internacional da Família Dehoniana. O objetivo do Encontro é a apresentação do Iter Formativo e a formação de uma coordenação internacional e de coordenações continentais.” Como representantes dos Leigos Dehonianos e da Província BSP estarão presentes o Pe. José Luís de Gouvêa e a sra. Ida Pereira Coelho.

O Encontro acontecerá nos dias 16 a 20 de maio, em Roma. Está prevista a participação de 35 pessoas, religiosos e leigos de cada área continental, bem como representantes dos institutos de consagradas dehonianas.

P. José Luís de Gouvêa.

Comments are closed.