Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasSuperior Geral visita Distrito do Vietnam

Superior Geral visita Distrito do Vietnam

Distrito do Vietnam: Vitalidade e Esperança

Eis o momento para P. Carlos Luis Suarez Codorniu, enquanto Superior Geral dos  Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, fazer a visita fraterna ao Distrito SCJ do Vietnam. Eu, P. Vincenzo S. Herimanto, na qualidade de Conselheiro Geral responsável pela Ásia, acompanho-o, de 02 a 14 de março de 2020.
A epidemia de coronavírus ameaçava anular o nosso projeto, mas com os meios, finalmente, os dois chegamos sãos e salvos a Ho Chi Minh City.
O Distrito do Vietnam é uma entidade jovem na Ásia. Foi instituído como Distrito no dia 12 de agosto de 2013 e a presença da comunidade cresce promissora e rapidamente. Deus a cobre com sua bênção enviando bom número de vocações.
Nesse momento, o Distrito do Vietnam conta com 07 candidatos que estudam no colegial; 22 estudantes na filosofia, 07 postulantes, 23 noviços, 20 fratres de votos
temporários e 02 diáconos. Eles estão convictos de que uma fé viva reforçará a vida
comunitária como testemunho para outros. O Sint Unum que Jesus prega para os seus
discípulos torna-se encorajamento para seu comprometimento.
A Eucaristia da comunidade e a adoração são a principal fonte espiritual de
energia e força. Nesse sentido, construir constantemente a comunidade é uma das principais missões do Distrito do Vietnam.
Os dehonianos estão empenhados em diversos ministérios: formação e vocações, pastoral paroquial, educação e ensinamento no seminário maior e no Instituto de Escola Católica, pastoral juvenil e apostolado social (educação para os
filhos dos trabalhadores).

O Distrito é grato pela graça de Deus que se lhe manifesta pela ajuda de muitos e generosos benfeitores e pela acolhida fraterna de algumas dioceses, a fim de que os SCJ possam fazer-se presentes nas suas Igrejas locais. Esperamos que com numerosas vocações provenientes de diversas partes do Vietnam, a presença da Congregação dehoniana consiga ampliar-se e oferecer mais serviços à Igreja e ao
povo vietnamita. Embora reconheça e agradeça os progressos, o Distrito tem ainda
desafios a enfrentar.
Importante será a formação permanente dos jovens sacerdotes, considerando que a maior parte dos membros do Distrito são religiosos jovens, com menos de dez anos de ordenação. A preparação dos formadores deverá receber especial cuidado para garantir o êxito do processo formativo. A abertura de nova área de ministérios é um belo sinal, uma vez que o Distrito conta com muitos jovens. Obviamente, a animação dos candidatos e dos membros do Distrito, dispostos a unir-se à missão da Congregação em outras partes do mundo será muito significativa.
Esperamos que a visita canônica do nosso Superior Geral traga novo espírito a todos os membros do Distrito do Vietnam.
Vivat Cor Iesu!

P. Vincentius S. Herimanto SCJ (dehoniani.org./). Tradução de E&L.

Comments are closed.