Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasVida Religiosa: Fazer o que o Senhor mandar!

Vida Religiosa: Fazer o que o Senhor mandar!

Carta da Presidente e Diretoria da CRB Nacional sobre a atual situação e coronavírus

20 março, 20206 abril, 2020
Queridas Irmãs e Irmãos na Vida
Consagrada de todo o Brasil,

“Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5)

Estamos em comunhão com todos os irmãos e irmãs, consagrados/as, nesse delicado
momento que vivemos em todo o mundo. Uma realidade tão abrangente, uma terrível pandemia que não deixou quase nenhum país fora. O imperativo inadiável de Maria: “Fazei tudo o que ele vos disser!” nos faz experimentar uma grande necessidade que nos leva à ação e que tem seu princípio e fundamento nos gestos e na voz de Jesus, a única voz capaz de mobilizar e transformar nossas mentalidades em atitudes humanizadoras.
Estamos sendo desmobilizados e confinados afim de que o vírus não se propague
ainda mais. É um momento difícil da nossa história, mas que pode nos permitir parar e escutara voz eloquente do Senhor. Este apelo tem origem na escuta atenta da realidade, na dinâmica  comunitária e plural de discernimento, na busca conjunta do bem comum, na oração silenciosa que nos ajuda a intuir o que o Senhor tem a dizer para a humanidade e para a Vida Consagrada, hoje.
A pandemia que assola a humanidade nos recorda o quanto somos vulneráveis. Num tempo de acelerada tecnologia, essa pandemia foi capaz de desnortear todos os sistemas, modificar agendas, suspender compromissos e abreviar muitas vidas. Temos consciência de que a situação acelerará a crise em nosso país e afetará ainda mais os pobres, os desempregados, os inúmeros trabalhadores informais, cujo número cresce dia a dia.
É hora de promovermos a fraternidade pois, somos um só corpo em Cristo. Somos
chamados a pensar nos que estão ao nosso redor e a cuidarmos uns dos outros. É um tempo que nos incentiva a crescer na fé, na misericórdia e no compromisso com a vida. Uma das medidas que estão sendo aconselhadas pelas autoridades sanitárias neste momento, como meio de prevenção, é o isolamento. Este tempo de reclusão pode nos permitir repensar nossas ações.
De acordo com as orientações oficiais para evitar-se o contágio, recomenda-se atenção irrestrita às orientações dos especialistas em saúde. As normas visam a proteção das pessoas. Certas restrições mexem com as nossas relações e com a nossa atuação. Tudo deve ser realizado com muita prudência, de acordo com as orientações sanitárias. É necessário muito discernimento ao assimilar e repassar certas informações, tomando cuidado com as notícias falsas que podem assustar e induzir pânico, causando ainda mais medo à população.
Recomendamos que nossas Sedes Regionais revejam o atendimento diário, se necessário, suspendendo temporariamente os expedientes presenciais e adotando trabalho em regime de home office (trabalho em casa), deixando o telefone das/os assessoras/es à disposição de quem precisar. Igualmente, recomendamos suspender atividades que reúnem pessoas nos Regionais, nos Núcleos e em nossos Institutos até que as autoridades sanitárias nos permitam voltar a fazê-lo com segurança. Todas estas medidas é para que possamos evitar que o vírus se propague ainda mais. Os serviços na Sede Nacional estão interrompidos por tempo indeterminado e a equipe (assessores e funcionários) estão com as atividades “home office” e estaremos a disposição nos nossos e-mail e telefones.
Em decorrência dos fatos, acima citados, comunicamos que todos os eventos da CRB
Nacional foram adiados. O III Seminário Nacional da Vida Consagrada, com o tema: “MÍSTICA E PROFECIA PARA UMA ECOLOGIA INTEGRAL: PROVOCAÇÃO E ESPERANÇA PARA A VRC”, previsto para os dias 13 a 16 de maio, será remarcado para a última semana de agosto ou primeira de setembro. As informações serão enviadas, o mais breve possível, a toda a Vida Consagrada. Agradecemos aos/as que já fi zeram o depósito correspondente a inscrição e confirmamos que estará reservado para futura data da realização do Seminário. As Inscrições continuam abertas.
Os meios de comunicação muito nos auxiliarão, especialmente o whatsapp, que será nosso veículo sobre as atividades do trabalho e informações sobre o atual momento.
Façamos cada um/a a nossa parte, com total responsabilidade, comprometendo nos a unir-nos numa grande corrente de oração, por todos, especialmente nossos irmãos e irmãs idosos/as, bem como os incansáveis profissionais da saúde.

Que Nossa Senhora Aparecida, proteja nosso Brasil.
São José, rogai por nós!

Diretoria da CRB Nacional (https://crbnacional.org.br).

Comments are closed.