Banner
Dehonianos - Província BSPDestaquesCURSO DE FORMADORES DEHONIANOS, EM ROMA

CURSO DE FORMADORES DEHONIANOS, EM ROMA

No último 06 de dezembro, na sede da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, o grupo do Curso de Formadores Dehonianos em Roma, acompanhado por seu coordenador P. Zeferino Policarpo e do Conselheiro Geral Artur Sanecki, teve um encontro privado com o Cardeal João Braz de Aviz, prefeito da referida Congregação.

Com simplicidade e alegria, o Cardeal acolheu gentilmente a cada um dos participantes. Antes de iniciar a reunião, ele avaliou a iniciativa e o pedido dos Dehonianos para esta reunião e falou brevemente sobre a importância da formação no contexto da Vida Religiosa.

Na primeira parte da reunião, Sua Eminência apresentou brevemente a estrutura e o trabalho da própria Congregação e a realidade da Vida Consagrada no mundo. Citando os documentos Lumen Gentium e Perfectae Caritatis disse que a Vida Consagrada faz parte do Povo de Deus e é chamada a caminhar junto com este povo. É necessário, portanto, retornar ao discipulado e seguir a Jesus como o caminho da vida: com a cabeça, o coração e a mão, como ensina o Papa Francisco. Além disso é preciso retomar o próprio Fundador no que é essencial.

Falando sobre o futuro da vida religiosa, ele citou o documento “Para vinho novo, novos odres” e descreveu os quatro “odres novos” concebidos em conjunto com o Papa: a formação dos discípulos de Jesus; a obediência e a autoridade; a relação entre homens e mulheres; a economia e a providência.

Depois, o Cardeal abriu espaço para ouvir e responder às perguntas dos formadores.

Ao final, ele deu a bênção aos formadores dehonianos, adicionando um último conselho a todos: os religiosos devem ouvir mais o povo de Deus, falar mais da própria vida e testemunhar as obras do Senhor, isto é, contar sua própria história com Jesus e deixar-se “trabalhar”.

P. Léonard, Nelber e Sérgio (http://www.dehon.it/it/index.php?option). Tradução de E&L.

Comments are closed.