Dehonianos - Província BSPDestaquesDehonianos no Sínodo da Amazônia

Dehonianos no Sínodo da Amazônia Featured

No dia da conclusão do Sínodo, a comunidade da Casa Geral, que seguiu o evento com sua oração, recebeu o testemunho e o relato de dois padres sinodais, os nossos confrades Dom Vital Chitolina (bipo de Diamnatino/MT) e de Dom Vilsom Basso (bispo de Imperatriz/MA).

Ambos estão envolvidos na rica e complexa realidade da Amazônia. Mas não são os únicos dehonianos, uma vez que há outros confrades nossos (cerca de 40) que estão presentes em 9 dioceses e 19 paróquias da assim conhecida Amazônia legal.

Nos 21 dias de escuta e reflexão partilhada, a atenção dos 185 padres sinodais debruçou-se sobre questões pastorais e ao problema da ecologia.  Nesse sentido, Papa Francisco pediu a todos uma conversão sinodal, ou seja, que todos olhem na mesma direção, mediante uma conversão pastoral, cultural, ecológica e social.

Segundo nossos confrades bispos, tal conversão, junto ao diagnóstico do Sínodo, resulta indispensável para que a crise socioambiental, que agride os povos da Amazônia, mas interessa ao mundo inteiro, seja realmente enfrentada.

Os nossos confrades também trouxeram o apelo do papa por uma formação presbiteral, e de vida religiosa, que aprofunde ainda mais a dimensão missionária e, portanto, também para a Amazônia. Aos religiosos, em particular, pediu-se de não ficar esperando que os fiéis venham, mas que se desloquem ao seu encontro para lhes levar a Boa-Nova.

P. Silvio José do Nascimento SCJ

Tagged under:

Comments are closed.