Banner
Dehonianos - Província BSPDestaquesENCONTRO DE LIDERANÇAS DA BSP

ENCONTRO DE LIDERANÇAS DA BSP

No dia 13 de fevereiro de 2019 aconteceu o Encontro das Lideranças da Província BSP. O Encontro realizou-se nas dependências do Santuário São Judas Tadeu, em São Paulo, e contou com a participação de 30 religiosos que exercem o cargo de superiores locais, coordenadores de setor, diretores de seminários e obras, além dos assessores das Atividades Apostólicas Provinciais, juntamente com os membros do governo provincial.

O objetivo do encontro foi partilhar, refletir e animar os confrades no exercício do serviço da liderança nas comunidades e nas obras de nossa província. No primeiro momento, três perguntas nortearam a reflexão do encontro:

Quais as alegrias e desafios enfrentados no seu serviço de liderança?

O que você espera da província para que possa servir melhor?

O que significa para você a frase de Padre Dehon: “para tempos novos, obras novas”? Como atualizá-la em nossa dinâmica provincial?

Os religiosos no exercício da liderança puderam expressar as principais alegrias e desafios encontrados na sua área de atuação. Percebeu-se que há um objetivo comum que é a realização da vocação dehoniana por meio da vida fraterna em comunidade, na espiritualidade e na missão.

Os assessores das atividades apostólicas expuseram os projetos previstos no Plano Trienal (2018-2021) e o que está previsto para ser executado ao longo deste ano. O que se pôde perceber foi o vivo e intenso movimento que nossa província possui, tanto no trato das obras, como no cuidado dos próprios religiosos. Houve oportunidade para o novo ecônomo provincial, P. Vagner Donizetti Maciel, apresentar a saúde financeira-econômica da Província BSP. Foram ressaltados vários projetos em andamento, que podem dar fôlego ao arrocho financeiro pelo qual passamos:

– Preparação do imóvel do antigo Colégio Aparecida para aluguel: a reforma está sendo empreendida, mas a abertura para locação será apenas após a liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o que não é um projeto fácil, nem barato.

– Empreendimento Helvetia Business Tower: a empreiteira responsável pela construção do Edifício Helvetia, na Av. Jabaquara (São Paulo – SP), onde possuímos vários imóveis, prevê a liberação de salas e garagens ainda em 2019. Nosso Departamento Financeiro já está em movimento para definir a melhor forma de defender nossos interesses junto deste empreendimento.

Observação: no intervalo do almoço, houve oportunidade para os religiosos visitarem a obra do Helvetia.

Além desses aspectos econômicos, P. Vagner ainda fez um breve relatório sobre a Fábrica de Velas, sobre o Loteamento Sant’Ana, sobre despesas e rendas da província no ano de 2018. Destacou-se a imperativa necessidade de aprofundarmos a partilha dos bens, a partir dos rendimentos individuais obtidos nas diversas atividades que desempenhamos. É mister que a partilha seja aprofundada, antes que mergulhemos numa situação financeira mais árida ainda, impedindo assim o desenvolvimento da nossa missão, sobretudo na manutenção de nossas casas de formação e no cuidado com nossos religiosos. De modo geral, não há satisfação acomodada, nem amarga insatisfação com o serviço de liderança. Nossa província segue tentando ser melhor em sua vida e missão, mas feliz e grata também naquilo que já é.

  1. Ângelo José Adão SCJ (Secretário Provincial).

Comments are closed.