Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasAS COMISSÕES TEOLÓGICAS DEHONIANAS

AS COMISSÕES TEOLÓGICAS DEHONIANAS

Encontro Teológico de Julho/2020

Para este mês, julho de 2020, está previsto um importante encontro teológico dehoniano. Trata-se do Seminário Teológico Trienal que, de acordo com os planos originais, deveria acontecer em Yaoundé, nos Camarões, nos dias de 12 a 17 de julho. Por causa da pandemia de coronavirus, o seminário não poderá desenrolar-se no local. Os trabalhos, porém, desenvolver-se-ão à distância, usufruindo dos modernos meios de comunicação online.

A preparação e a realização do seminário trienal estão sob a responsabilidade da Comissão Teológica Internacional e das Comissões Continentais Dehonianas. Com a aproximação do referido seminário, parece momento oportuno recordar a história da criação e do trabalho dessa “rede de reflexão teológica dehoniana”, nos últimos anos.

A Comissão Teológica Internacional Dehoniana (CTID) foi criada em 2014. Segundo os estatutos, a comissão está a serviço do Governo Geral da Congregação SCJ que é responsável pela manutenção e pelo desenvolvimento do patrimônio carismático, oferecendo a própria contribuição à reflexão e à pesquisa científica. Desse modo, o CTID colabora com o Governo Geral na promoção da reflexão teológica e no aprofundamento do carisma dehoniano, no contexto contemporâneo. A Comissão também promove a pesquisa e a reflexão teológica da Congregação, partilhando tal objetivo com as Comissões Teológicas Continentais. Enfim, a Comissão colabora com o Centro Studi Dehoniani (CSD) alargando a tarefa da Comissão Teológica deste Centro.

Habitualmente, o CTID se reúne uma vez ao ano, na sede do CSD, em Roma. Os encontros anuais oferecem importante ocasião para a troca de experiências e reflexões, entre os membros, sobre as questões atuais de trabalho. Podem, ainda, tornar-se uma plataforma de trabalho para avaliar e melhorar o estado do apostolado intelectual e dos estudos ao interno da Congregação.

O encontro anual é momento oportuno para a definição e para uma primeira abordagem aos temas propostos para uma elaboração teológica. Esses temas são sugeridos pelo Governo Geral e pelos membros da Comissão. Nos últimos anos, os temas propostos foram, por exemplo: a misericórdia social, o aspecto social do carisma dehoniano, o Sagrado Coração como tema teológico, o conceito de puro amor na mente de Dehon, Sint unum dehoniano, a sinodalidade. Um elemento constante em todos os encontros anuais é o de partilhar o avanço dos trabalhos das várias Comissões continentais.

O desenvolvimento e a promoção da reflexão teológica dehoniana em nível continental foi, efetivamente, confiado às Comissões continentais. Cada uma dessas comissões tem a sua história, distinta, tanto na criação quanto no trabalho desenvolvido.

Mesmo que os teólogos das diversas Entidades dehonianas da América do Sul se encontrassem, regularmente, já antes, a Comissão teológica Continental propriamente dita foi constituída, formalmente, no ano de 2015. A Comissão elaborou um eficaz método de trabalho, mediante frequentes reuniões online, além dos anuais encontros presenciais. Entre as temáticas de trabalho apareciam as seguintes: misericórdia social, devoção, inculturação, teologia popular, Sint unum em perspectiva social.

O estatuto da Comissão Teológica Dehoniana Europeia foi aprovado em março de 2016, durante o encontro dos Superiores das Entidades europeias SCJ, em Clairefontaine. A Comissão se encontra uma ou duas vezes ao ano, normalmente em Roma. Entre as temáticas de trabalho que ocuparam esta comissão, nos últimos anos, notamos: a misericórdia, a apocalíptica, a devoção. Houve a proposta de elaborar um Dicionário Dehoniano, tarefa essa já encaminhada. Trata-se de um vocabulário atualizado que poderia tornar-se um instrumento de ajuda na área formativa da Congregação para a consolidação da espiritualidade dehoniana.

Em setembro de 2015 reuniu-se, pela primeira vez, a Comissão Teológica da África (CTDAF) que costuma reunir-se uma vez ao ano. Até agora, os locais de encontro foram: Congo, Camarões, Madagascar e África do Sul. Entre os temas abordados constam: a reconciliação e reparação social, a migração e o diálogo, inculturação e devoções populares.

Durante a reunião dos conselhos das Entidades da América do Norte, no mês de outubro de 2016, em Scarborough (Ontário), decidiu-se criar a Comissão Teológica da América do Norte (CTDAN). A Província dos USA e a Região do CAN delegaram dois membros, cada uma, para formar a Comissão continental de quatro confrades. Os encontros acontecem uma ou duas vezes por ano, alternando Canadá e Estados Unidos. No seu trabalho, a comissão concentrou-se no estudo, entre outras questões, do “puro amor” no pensamento de Padre Dehon, sobre o Coração de Jesus como símbolo de transcendência revelada e sobre a possibilidade das diversas aplicações no âmbito do compromisso social de Dehon,

Por último, no dia 1o de dezembro de 2016, no encontro dos Superiores Maiores, em Roma, os Superiores das Entidades asiáticas decidiram criar a Comissão Teológica da Ásia (CTDAS). Ao longo desses anos a comissão da Ásia concentrou-se em torno de vários assuntos, como: o Coração de Jesus aberto aos feridos, a ecologia da encíclica Laudato Si’, Reconciliação e diálogo na Ásia. Refletiu-se, também, sobre as exigências do setor da formação dehoniana no continente asiático e sobre o Sint unum no contexto dos desafios ecológicos na Ásia.

Ao longo dos últimos anos, o trabalho feito ao interno da “rede de reflexão teológica dehoniana” materializou-se nas diversas publicações, nos encontros e nos seminários organizados. As propostas para o desenvolvimento futuro concentram-se sobre a continuação das atividades das comissões e na colaboração entre os centros universitários dehonianos.

O recente encontro de representantes das universidades dehonianas, realizado em Roma, em fevereiro de 2020, é um bom sinal dessa dinâmica. Fica a esperança de que o futuro proporcionará o avanço do trabalho desenvolvido no âmbito da reflexão teológica dehoniana que representa um serviço bastante apreciado por Padre Léon Dehon: um serviço à verdade.

P. Artur Sanecki SCJ, Conselheiro Geral (dehoniani.org.). Tradução de E&L.

Comments are closed.