Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasDEHONIANOS, A CAMINHO COM A IGREJA

DEHONIANOS, A CAMINHO COM A IGREJA

Equipe há de preparar um vademecum para a Congregação

Os dehonianos também se tornaram ativos na jornada sinodal convocada por Papa Francisco. Foi estabelecida uma equipe de trabalho internacional que produzirá um documento e um vademecum para toda a Congregação.

Com a carta “a todos os homens e mulheres consagrados”, de 24 de junho de 2021, Card. João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, encorajou todos os Institutos Religiosos e Seculares, Sociedades de Vida Apostólica, membros da Ordo Virginum, Eremitas e novas formas de Vida Consagrada a participar de um novo caminho sinodal. Este caminho terá início em 9 e 10 de outubro de 2021 e será concluído em outubro de 2023, com o próximo Sínodo dos Bispos, dedicado ao tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
A viagem sinodal terá várias etapas e exigirá a participação dos diversos órgãos da Igreja. Respondendo ao chamado que nos foi dirigido, demos os primeiros passos para nos prepararmos para o caminho, que nos próximos dois anos deverá envolver vários de nossos confrades e nossa Congregação como tal.
P. Joseph Famerée (EUF), P. Gustave N’dotoni Lulendo (CAN), P. Marcial Maçaneiro (BSP), P. Lorenzo Prezzi (ITS), P. Eugenio Tarua (MOZ) e P. Antonius Purwono (Procurador Geral). No dia 6 de julho de 2021, a equipe de trabalho para o caminho sinodal teve sua primeira reunião on-line, iniciando assim seu serviço. A próxima etapa do importante trabalho está prevista para o início do outono, em setembro, quando um Documento Preparatório e um Vademecum serão publicados.
Na carta de apresentação do novo caminho sinodal da Igreja, somos convidados a sentir-nos “desafiados pelas três palavras…: comunhão, participação e missão”. Somos solicitados a rezar e refletir, a confrontar e a compartilhar. Ao iniciarmos a jornada sinodal, podemos esperar que ao longo do caminho ela produza novos frutos para a Igreja e também para esta pequena parte dela, que é a nossa Congregação.

 

Congregatio Sacerdotum a Sacro Corde Jesu (https://www.dehoniani.org/).

Comments are closed.