Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasDISTRITO BSL: ASSEMBLEIA COM NOVO GOVERNO

DISTRITO BSL: ASSEMBLEIA COM NOVO GOVERNO

Um pouco do muito que a Assembleia nos presenteou

Nos dias 8 a 11 de novembro aconteceu no Centro de Treinamento Anajás, em Imperatriz/MA, a Assembleia do Distrito Brasil São Luís 2021 para a tomada de posse do novo governo distrital e encerramento das atividades do antigo conselho que muito contribuiu para com o Distrito.
A Assembleia é um momento de reavaliar todos os projetos e também de definir novos rumos nas atividades de um Distrito, foi o que aconteceu. Inspirados pela sabedoria do Espírito Santo que nos acompanhou em todos os momentos e que a liturgia da Igreja nos instruía através de suas leituras, todos os momentos eram antecedidos pela oração que iluminava todas as decisões. O livro da Sabedoria guiava e mostrava como deveríamos proceder como família religiosa.
A assembleia teve início no dia 08, às 18h, com a missa de posse do novo governo distrital, presidida pelo Pe. Eli Lobato dos Santos, scj, superior da Província Brasil São Paulo para a tomada de posse do novo superior distrital e seu conselho que ficou assim definido:
Superior distrital – Pe. Cláudio Sousa Fernandes,
1º Conselheiro – Pe. José Marinho Sobrinho,
2º Conselheiro – Pe. Crispim Teixeira Nascimento,
3º Conselheiro – Pe. Cristiano Martins Borges,
Ecônomo – Pe. Junio Santos Pereira,
Secretário – Pe. Crispim Teixeira Nascimento.
Na homilia padre Eli, scj fez recordação dos primeiros dehonianos que pisaram em solo Maranhense e que fizeram história nesta terra, além de exortar que precisamos honrar a memória destes e que a missão está muito além daquilo que podemos imaginar. Tudo deve- se fazer em vista da missão, sendo em primeiro lugar a vida fraterna em comunidade, também nos recordou da importância da vida interior.
Pe. Claudio iniciou seu discurso agradecendo os trabalhos realizados pelos confrades que estavam à frente do Distrito e disse também que vamos honrar a memória de nossa história como Distrito e como missão no Maranhão. Também contemplou em sua fala que a necessidade da mudança é inerente ao ser humano. A mudança faz parte.
“O Espírito do Senhor enche toda a terra, mantém unidas todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz” (Sb 1, 7). Com a primeira leitura do dia oito de novembro o Senhor nos instruía que tudo deveria acontecer em unidade, disponibilidade e disposição.
Cada dia foi marcado com uma atividade própria dia 09/11 nos reunimos em grupos para melhor pensarmos sobre o planejamento de nossas atividades. O grupo 1 ficou responsável pela pessoa do religioso, vida fraterna em comunidade; grupo 2: Apostolado paroquial e apostolado social; grupo 3: Vocação, juventudes e comunicação; grupo 4: Economia, gestão/administração.
No dia 10/11 falou-se sobre as transferências e que a vida do religioso é uma vida de desapegos. Também foi elaborada e aprovada a Agenda Distrital 2022. No dia 11/11 houve o encaminhamento final das atividades e o encerramento com a santa missa.
Estamos todos com esperança de novos tempos e que as luzes do Espírito Santo Ilumine cada vez mais os passos e os trabalhos dos nossos padres, especialmente daqueles que estão à frente a nos conduzir.

 

 

Fr. Fernando Sousa de Oliveira Júnior SCJ (Paróquia-Santuário Santa Luzia/MA)

Comments are closed.