Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasENCONTRO DE TIROCINANTES COM P. DJALMA

ENCONTRO DE TIROCINANTES COM P. DJALMA

Encontro dos Fratres tirocinantes Distrito BSL

A intimidade com o Senhor e a vida fraterna em comunidade são elementos imprescindíveis à nossa experiência de consagração religiosa. Conhecer e assumir essa realidade nos torna capazes de revestir de sentido e nossa caminhada.

Aconteceu, entre os dias 22 e 24 de novembro de 2020, este encontro tão ansiosamente aguardado por nós e agraciado por Aquele que nos chamou e nos enviou.

Estavam presentes, nesse feliz encontro: o Pe Djalma Lúcio Magalhães Tuniz, scj – reitor do Convento Sagrado Coração de Jesus (Conventinho) de Taubaté/SP; Fr Jeferson Rodrigues Silva, scj; Fr Carlos Aloíso Sousa Lima, scj; e eu, Fr Maicon Denis de Almeida, scj. Também contamos com a ajuda generosa de religiosos e leigos de São Luís. Dentre estes, alguns leigos nos ofereceram a casa, os mantimentos e os serviços prestados com solidariedade, para bem nos acomodarmos no local do encontro em Panaquatira, município de São José de Ribamar, próximo a São Luís/MA.

O convívio intenso e as partilhas sinceras nos alegraram e nos revestiram de novo vigor para bem continuar a caminhada. Desde o primeiro dia, no domingo, nos acolhemos e programamos o encontro. Pe Djalma nos acessorou e conduziu conosco as reflexões e as partilhas em grupo e individuais.

Pela manhã de segunda, celebramos alegremente a Eucaristia e, em seguida, conversamos em grupo, narramos as nossas histórias de vida e as nossas experiências vocacionais até o presente momento. Nós, os fratres, continuamos as nossas partilhas ao longo do dia, e motivamo-nos a seguir com coragem e disposição as nossas missões.

Ao final da tarde lembramos e invocamos a intercessão de Maria, nossa Mã e e intercessora, e a ela ofertamos nossas vidas num momento de devoção. Assim, como em muitos encontros, também nos reunimos para agradáveis refeições e nos alegramos em momentos únicos de entretenimento e descontração.

Terça-feira, dia de sol e com leve e agradável brisa do mar, iniciamos com mais um momento de celebração Eucarística, sagrado alimento que nos revigora. Reunimo-nos novamente, e em grupo partilhamos sobre a vida religiosa e os desafios relacionados a ela. Refletimos e ressaltamos o quão importante e sério é o nosso chamado vocacional. Importante, séria e bela é a vida que assumimos e escolhemos para servir com generosidade e disponibilidade o Senhor.

Depois dessas partilhas, reservamos momentos a parte para realizarmos frutíferas conversas individuais com nosso orientador, Pe. Djalma.

Enfim, podemos dizer, com segurança e satisfação, que durante esses dias tivemos tempo e momentos oportunos para partilhar a vida consagrada nós conhecermos um pouco mais e melhor.

Temos os nossos desafios e admitimos que somos naturalmente frágeis, imperfeitos e limitados; contudo, também sabemos que somos enriquecidos pelas abundantes graças que o Senhor derrama sobre nós.

Ele nos acolhe e nos ensina a caminhar na fragilidade e a reconhecer que a autossuficiência nos dispersa e nos distância da verdade sobre nós mesmos.

Através de nossas partilhas e nosso agradável convívio, reforçamos os nossos propósitos mais nobres. Entendemos melhor que a vida consagrada acontece e se sustenta no amor misericordioso, que se dá na fidelidade ordinária, no serviço generoso e no perdão sem limites.

Fratres Tirocinates.

Comments are closed.