Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasENCONTRO DE TIROCINANTES DO DISTRITO BSL

ENCONTRO DE TIROCINANTES DO DISTRITO BSL

Recolhemo-nos no Coração de Jesus que nos acolhe

O mês de Junho, em que a Igreja celebra o Coração de Jesus e faz memória de Santo Antônio, São Pedro e São Paulo, foi escolhido para o encontro dos Fratres Tirocinantes do Distrito Brasil São Luís: Jerferson Rodrigues, Maicon Denis e Fernando Júnior, com o padre responsável Pe. Djalma Tuniz,scj, nos dias 29, 30 e 01/07.
Ao chegarmos ao Centro Vocacional Dehoniano, na cidade de São Luís, Pe. Carlos Ramos, diretor da casa, nos acolheu, ainda na madrugada de segunda-feira, junto com o Fr. Maicon e os propedeutas.
Na terça-feira, partimos para uma casa de praia em Panaquatira, que fica localizada no município de São José de Ribamar/MA, na Ilha de São Luís. Tudo foi organizado com muito cuidado e carinho. O encontro foi marcado por momentos de partilha, espiritualidade, oração e aprendizado. Iniciávamos o dia às 7h30, com a Santa Missa e, logo em seguida, seguíamos o horário que fizemos em conjunto.
Tudo transcorreu de maneira harmônica, desde o vai e vem das águas do mar até os momentos de descontração e animação. Às noites, com o mar agitado pelo vento forte, o barulho nos mostrava a beleza da criação, além das breves chuvas noturnas que irrigavam a terra e deixava tudo com um aroma novo.
O sol forte iluminou todos os nossos dias e nos passeios que fazíamos pela praia, com os pés na areia, partilhando a vocação, ficava mais claro que em nossa vida precisamos ir contra a correnteza, mas instalados na realidade. Ao contemplar as aves migratórias perto do mar e vê-las todas juntas quando voavam ou quando pousavam, ficou nítido para nós, nesse ato, a beleza que é viver em comunidade e pertencer a uma família religiosa.
Ninguém cresce sozinho.
Em cada partilha dos fratres e do padre, que de maneira muito corajosa expuseram seus medos, anseios, alegrias e gratidão, éramos todos convidados a fortalecer nossa personalidade e construirmos a nossa história. Pe. Djalma conversou individualmente com cada frater e meditamos, juntos, o livro “O curador Ferido”, de Henri J. M. Nouwen e ficou mais explícita a ideia do autor e a atualidade daquele livro de nos mostrar um roteiro de encontro e de reparação, e de como precisamos rever a nossa vida, curar as nossas feridas e levar a cura, que é o próprio Jesus, a todas as pessoas. Também foi feita uma conversa de como é organizada a etapa da teologia no Convento Sagrado Coração de Jesus (Coventinho), em Taubaté/SP. Pudemos, assim, tirar as nossas dúvidas e nos preparar para essa etapa, quando chegar o nosso momento.
Não podemos esquecer as pessoas amigas que se dispuseram a nos ajudar neste encontro, que deixaram tudo ainda mais organizado. Os nossos superiores, que autorizaram este nosso momento e colaboraram com a logística. Também alguns leigos, como a Dona Eunice, uma senhora de espírito jovem e um senso de humor ímpar que, com o seu olhar preocupado, queria que tudo desse certo nos mínimos detalhes; também Patrícia, uma jovem sorridente e que encantava o lugar com sua canção; e, seu Erisvaldo, o caseiro responsável por toda a manutenção da casa, sempre muito solícito em tudo. Sem essas pessoas amigas não seria possível realizar o nosso encontro; a elas, a nossa gratidão.
O que nos marca em cada encontro é a entrega e a disposição de cada pessoa em ofertar o melhor de si. O Maranhão é um lugar de encontros e desencontros e também de matar saudades de quem já veio e foi para outras terras, mas que não nega que o amor nasceu aqui.
Um agradecimento especial ao projeto formativo da nossa Província BSP, que nos proporciona momentos como este.

 

Fr. Fernando Sousa de Oliveira Júnior SCJ (Paróquia/Santuário Santa Luzia/MA)

Comments are closed.