Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasENCONTRO VOCACIONAL – TREVO I

ENCONTRO VOCACIONAL – TREVO I

Com Padre Dehon à disposição do Coração de Jesus

 

“O Ideal da minha vida é conquistar o mundo para Jesus Cristo e instaurar o Reino do Sagrado Coração”. Imbuídos desse ideal de Padre Dehon, os religiosos do TREVO, Pe. Erick SCJ, Fr. Roberto SCJ e eu, Fr. Lislay SCJ, seguimos, não obstante os obstáculos da distância, promovendo encontros vocacionais, como o ProVocação que aconteceu no dia 29 de maio deste ano e, agora, o TREVO I, nos dias 02, 03 e 04 deste mês, a fim de conquistar cada vez mais jovens para o Coração de Jesus.
Durante o TREVO I, reunidos pelo Google Meet (on-line), tivemos momentos de oração, interação, exposição de temas relacionados à nossa Congregação, adoração e Missa. Nesse encontro, fizeram-se presentes ainda Pe. Eli Lobato dos Santos SCJ; Ir. Antônio Carlos e a psicóloga Mariângela que, juntamente com a equipe do TREVO, ministraram conversas e temáticas para 22 jovens de diversos estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal.
Todo esse movimento e participação fazem-nos acreditar que o ideal da vida de Padre Dehon continua despertando vários corações, e precisamos apenas movimentar-nos e reinventar-nos para ajudá-los a encontrar o CAMINHO (DEHONIANO) daquele que os chama, o Coração de Jesus. Queremos, portanto, agradecer por tamanha generosidade de Deus, por enviar-nos operários para a nossa messe que tanto necessita de auxílio religioso consagrado para instaurar o Reino do Sagrado Coração.

Pe. Joãozinho, tal como Pe. Zezinho, compartilhou seu chamado vocacional, contou a interessante história da “Piscina de Joãozinho”. Este nome se refere a uma história de um LP de Pe. Zezinho sobre o chamado vocacional de um jovem com o mesmo nome dele, ele e o jovem da história se interessaram em ir ao Seminário ao saber que tinha uma bela piscina no lugar.
Diferente do menino do conto, Pe. Joãozinho não encontrou a piscina, mas encontrou o mais importante, a alegria de coração em pertencer e ser um Padre do Sagrado Coração de Jesus.
Algo que permeou sua forma de falar sobre vocação, diz respeito a uma música antiga de Pe. Zezinho onde ele dizia “Irmão, Irmão, Irmão”, este ser “irmão”, deve passar pela vida daquele que pensa corresponder ao chamado na Congregação, pois não dá para pertencer ao Coração de Jesus se não sabemos amar nossos irmãos. Ele chegou a dizer que hoje, na sua canção “Conheço um Coração”, ele cantaria “Jesus manda Teu Espírito para transformar o meu irmão”. Desta forma, ele enfatizava a importância da vida fraterna, aos que desejam seguir os passos de Padre Dehon. Pe. Joãozinho aproveitou para falar do aniversário de 80 anos de Pe. Zezinho, sentiu que devia fechar os olhos e fazer um sorteio de quem iria participar online do momento. Disse que iria mexer o mouse e o lugar que o cursor apontasse o nome do vocacionado, este seria quem participaria deste incrível momento. Eis que por presente do Coração de Jesus, eu fui escolhido! Confesso que tomei um susto! Não sonhava que seria sorteado! Fui tomado de alegria e vejo como um presente do Coração de Jesus para minha vida! Dia 8 de Junho, estarei lá assistindo no link. Eu e mais 99 pessoas, agradeço muito a Pe. Zezinho por esta oportunidade. Que Jesus o ilumine cada vez mais em tudo que ele fizer pelo Sagrado Coração!

Durante o encontro também tivemos o Pe. Erick, Frater Lislay e Frater Roberto explicando sobre todo o Processo Formativo na Congregação, por meio de slides, pudemos ter uma visão sobre ela no Brasil e no mundo e aos que se sentem chamados, foi-lhes apresentados os Padres ou religiosos que eles deverão contactar. Tanto eles como Padre Joãozinho insistiram que Vocação vem do verbo Vocare do Latim e se define por uma resposta a um apelo de Jesus que deseja a felicidade de todos os que Ele chama, tal como escutamos na realidade da Pastoral Vocacional em tantos lugares da Igreja “Vocação acertada, futuro feliz!”

 

Fr. Lislay Maia Moraes SCJ (TREVO, Conventinho de Taubaté).

Comments are closed.