ENCONTRO DOS SUPERIORES 2

Com a Congregação e o Mundo no Coração

Os trabalhos continuaram com a reflexão e partilha sobre Carta Programática do Governo Geral, apresentada pelo Superior Geral, Conselheiros, Secretário e Ecônomo. As partilhas,  serenas e enriquecedoras, versaram acerca dos diferentes temas do documento e analisando os diversos setores da vida e atividade pastoral da Congregação.

O dia em assembleia começou com muita emoção, com vídeos quase em direto a dar conta do ataque bárbaro a uma das nossas igrejas na cidade de Valdivia, no Sul do Chile. Os assaltantes entraram, quebraram imagens, retiraram os bancos e atearam-lhes fogo. Tudo isto na presença dos nossos missionários que estavam na igreja e na residência contígua.

Felizmente ajudados pelo povo que acorreu ao toque dos sinos.

A tarde foi livre! Alguns aproveitaram para um passeio por Roma. O dia terminou com a celebração na Basílica de São Bartolomeu, situada numa Ilha no Tibre, escolhida como Santuário dos novos Mártires do século XX, e que está sob a responsabilidade da Comunidade de Santo Egídio. Visitámos a igreja, onde se encontram diversas relíquias e referências a santos Mártires nossos contemporâneos, e depois rezámos com a comunidade e muitos amigos, agradecendo a força, a coragem e o exemplo destes santos que tanto nos inspiram.

Deixámos na igreja uma relíquia do Beato Juan Maria de La Cruz e a carta/pedido do P. Martino Capelli para a Primeira Profissão. O primeiro foi Mártir em Valência durante a Guerra Civil de Espanha, o segundo na II Guerra Mundial, nos arredores de Bolonha. Ambos passam a fazer parte da “galeria” dos santos daquele lugar de peregrinação, de encontro e de oração.

À celebração seguiu-se um jantar/convívio com a Comunidade anfitriã, oportunidade para conhecer melhor esta instituição incansável na busca da paz e da justiça no mundo.

Na sexta-feira (15/11), depois da reflexão do Superior geral sobre a Ressurreição, os participantes do Encontro de Superiores das entidades reuniram-se por áreas geográficas: Europa, África, Ásia, América do Sul e América do Norte. O objetivo foi refletir sobre a realidade local, planejar as próximas iniciativas e apresentar propostas ao Governo Geral.

Na parte vespertina a assembleia partilhou o resultado das reflexões da manhã, especialmente a prioritária formação dos jovens religiosos, com ênfase à internacionalidade, intercâmbio de formadores e formandos e formação de formadores. Outros temas da agenda foram: o sustento econômico das entidades, a pastoral vocacional e a pastoral universitária, propostas para a próxima Conferência Geral (Filipinas, 2021), os centros de espiritualidade da Congregação (com casas de adoração perpétua).

A Concelebração Eucarística encerrou o Encontro dos Superiores. A presidência coube ao Superior Geral e o novo Conselheiro Geral, P. Vincentius Sri Herimanto (em substituição de P. Alex Sapta) prestou juramento.

Síntese de E&L, a partir dos relatos de P. José Agostinho Sousa SCJ e Zeferino Policarpo SCJ (https://www.dehonianos.org / dehoniani.org).

Comments are closed.